Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Hyundai quer surpreender com o novo HB20

Joel Leite

2004-06-20T19:18:15

04/06/2019 18h15

Totalmente reformulado, com equipamentos de alta tecnologia, carro será lançado no segundo semestre

Quando chegou, em 2012, o HB20 revolucionou o segmento de entrada. Veio bem equipado, com um desenho ousado, seguindo a tendência dos importados da marca que já eram vendidos no Brasil.

Hoje, sete anos depois, a montadora renova o seu campeão de vendas e o propósito é criar no consumidor o mesmo impacto causado quando a marca inaugurou a fábrica no Brasil.

O país é uma operação importante para a montadora coreana e o HB20 é o seu modelo mais vendido, alem de ser o segundo carro mais vendido no mercado interno. De janeiro a maio, foram licenciadas 44.852 unidades do hatch e 13.211 unidades do sedã.

Por isso o HB20 teve uma reformulação total no design, com mudanças profundas e soluções modernas tanto na versão hatch, quanto na versão sedã. Eles ficaram maiores, o hatch ganhou mais espaço interno e o sedã aumentou a capacidade do porta malas.

Tecnicamente a novidade é o moderno motor 1.0 turbo com injeção direta de 120 cv .

O carro traz dois equipamentos que até agora só faziam parte de modelos de categorias superiores. Um deles é o alerta de colisão dianteira, que detecta uma pessoa ou um obstáculo na frente do carro e freia automaticamente. O outro é o alerta de permanência na faixa que avisa se o carro sair da faixa por uma distração do motorista.

Ele tem também piloto automático, sistema start stop, aquele que desliga o motor quando você para no farol ou em qualquer lugar que o carro fique em ponto morto. Controle de tração, controle de frenagem e controle de estabilidade.

O novo HB20 não tem ainda data para ser lançado no Brasil, tudo vai depender de como se comportará o mercado no segundo semestre. Mas ele deverá estar nas concessionárias brasileiras até novembro desse ano.

Eu tive a oportunidade de andar no novo HB20, na pista de testes no centro de tecnologia que a montadora mantém aqui na cidade de Seul.

Foram apenas algumas voltas rápidas no circuito, mas deu para perceber que o novo motor 1.0 turbo é bastante eficiente.

O carro avaliado é ainda um protótipo, portanto, haverá diferenças no modelo que o consumidor vai dirigir no Brasil.

A Hyundai nem mesmo deixou o carro ser fotografado por inteiro, conforme você vê nas fotos, ele está coberto e disfarçado, para que você não saiba exatamente como é o desenho do carro.

Joel Leite, de Seul, na Coreia do Sul

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.