Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Hyundai à célula a combustível é feito em série na Coreia

Joel Leite

24/06/2019 15h18

 

Em cinco anos, montadora diz que o Nexo também será autônomo

 

Há décadas que a indústria desenvolve a tecnologia de combustível como uma alternativa ao petróleo. A célula a combustível converte a energia de um combustível qualquer em eletricidade, portanto, a energia limpa e altamente eficiente. Mas até agora poucos carros funcionam com o sistema. A Hyundai aposta nesta tecnologia, não para o futuro, mas pra já. Eu andei no Nexo, o utilitário esportivo da marca a célula a combustível,  na pista de testes da Hyundai em Ulsan, na Coreia do Sul. Silencioso, o carro tem um comportamento semelhante ao de um elétrico tradicional.

A vantagem é que ele usa qualquer combustível para geração de eletricidade e, mais do que isso, além de não poluir, ele limpa o ar, porque o ar captado pelo equipamento é purificado e devolvido mais limpo.

Os técnicos da Hyundai estimam que uma frota de 100 mil carros a célula a combustível circulando por duas horas limparia o ar por uma hora em uma área equivalente à da cidade de Seul, que tem uma população de oito milhões de habitantes.

E o Nexo já é uma realidade nas ruas da Coreia. O carro é produzido em série desde o ano passado e tem grande procura. O preço é alto mesmo para o consumidor coreano: U$ 70 mil, mas algumas cidades, como a capital Seul, oferecem altos subsídios com o objetivo de reduzir a poluição. O Nexo sai por U$ 35 mil para o morador da cidade. Tem uma autonomia de 600 quilômetros, é abastecido em cinco minutos e tem uma durabilidade de dez anos.

O carro a célula a combustível, portanto, aqui já é coisa do passado; no futuro ele também vai andar sozinho: a Hyundai promete o carro totalmente autônomo para 2025.

 

 

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento