PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Motos: vendas passam de um milhão!

Joel Leite

23/01/2020 16h02

Mas expectativa para 2020 é de crescimento bem menor, apenas 5,8%

As vendas de motos registraram um crescimento expressivo em 2019, foram 1.077.234 unidades, contra 940.108 em 2018, ou seja, aumento de 14,6%.

Mas o setor não espera repetir o mesmo desempenho este ano. Mesmo considerando que as condições, segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, a associação que reúne os fabricantes, são positivas, as projeções de aumento são de apenas 5,8% nos licenciamentos.

Marcos Fermanian enxerga aumento da confiança do consumidor, assim como maior oferta de crédito, lançamento de novos produtos com tecnologias mais avançadas e evolução da demanda por veículos de duas rodas para mobilidade, tudo isso contribuindo para o aumento da produção e das vendas.

O único segmento que registrou queda no balanço de 2019 foi o de exportação: foram apenas 38,8 mil motos vendidas para outros países, 43% a menos que no ano anterior.

Veja a projeções traças pelos fabricantes para este ano

 

Produção

A produção de motos também teve alta em 2019, foram 1.107.758 unidades produzidas no Polo Industrial de Manaus, alta de 6,8% em relação a 2018.

"Caso a estimativa se confirme, 2020 será o terceiro ano consecutivo em que o segmento ultrapassará a marca de 1 milhão de unidades produzidas, o que comprova o aquecimento contínuo de negócios no mercado de motocicletas", disse Marcos Fermanian, que lembrou, no entanto, que o setor está ainda muito longe do seu recorde de 2011, quando foram produzidas 2,1 milhões motocicletas no Brasil.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento