Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas de pneus caem 50% em maio

Joel Leite

11/06/2020 17h17

 

Segmentos de motos e caminhões foram menos afetados

A venda de pneus teve uma queda de 50,5%, com consequência da paralisia no mercado de carros e também com a redução drástica do movimento no mercado de reposição

Os números, divulgados pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, referem-se ao mês de maio, comparado com maio de 2019. Foram vendidos no mês 2.532.359 pneus.

"Mesmo com o retorno de algumas montadoras e a abertura progressiva do comércio, teremos um avanço restrito até o final do ano, disse Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP, que prevê uma retração histórica do setor. Para ele, o cenário de insegurança exige medidas na área econômica.

Os segmentos de carros e comerciais leves foram os mais atingidos. A venda de pneus para carros de passeio caiu 64% e para comerciais leves 61%. Já o setor de motos foi no que menos sofreu, com queda de apenas 17%, enquanto as vendas para caminhões, que, graças ao agronegócio, vai muito bem, caíram 27%.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.