PUBLICIDADE
Topo

Histórico

SUV já é o segundo maior segmento do mercado

Joel Leite

27/07/2020 15h20

 

Utilitários esportivos conquistaram mais 2,9 pontos de participação este ano

Em apenas seis meses (no primeiro semestre de 2020) o segmento dos utilitários esportivos (SUVs) conquistou mais 2,9 pontos percentuais de participação no mercado total de carros e comerciais leves. O crescimento desse segmento é notório já há alguns anos e como os lançamentos não se esgotaram, a tendência é que os SUVs conquistem em breve a liderança do mercado no Brasil.

Os SUVs têm 24,6% do mercado, com 187,9 mil unidades comercializadas até junho e por enquanto são superados apenas pelos hatchs pequenos, que historicamente formam o segmento que mais vende. Os hatch pequenos venderam 200.435 unidades no primeiro semestre e ficaram com 26,3% de participação, apenas 1,7 ponto percentual a mais do que os SUVs. Mas o hatch retrai (o segmento perdeu 1,5 pp este ano), ) no semestre, o SUV cresce.

Só neste ano foram lançados vários modelos no segmento, o Nívus, da Volkswagen, o Tracker, da GM, além do Territory, que a Ford apresenta ao público no próximo dia 7 de agosto. A Caoa Chery vai lançar o Tiggo 8 em agosto e o Land Rover Defender chega ao Brasil ainda este ano, enquanto a Fiat anuncia o lançamento de dois modelos nesse segmento no início de 2021.

Os dois juntos – hatch pequeno e SUV – representam mais da metade das vendas totais, exatamente 50,9%. Os outros 16 segmentos, portanto, têm juntos 49,1%.

Os maiores deles são o de carro de entrada, com 10,5% das vendas, e o de picape grande, com 9%. Em seguida aparecem, o segmento de sedã pequeno (7,4%) e sedã compacto (7,1%).

Veja a participação de cada segmento no primeiro semestre de 2020.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.