Vendas em queda livre: o pior fevereiro em 11 anos
Joel Leite
01/03/2017 11h49
– Em dois meses, mercado já caiu 5,4%; Hyundai recupera a quarta posição
Fevereiro registrou mais uma queda de vendas de carros e comerciais leves, com apenas 132.416 unidades vendidas, o pior desempenho mensal do setor desde fevereiro de 2006, quando foram comercializados 121.337 carros.
A queda foi de 7,8% em relação a janeiro, quando foram vendidas 143.581 unidades e de 6,8% em relação a fevereiro do ano passado (142.066 carros).
As vendas diárias também foram as piores dos últimos dez anos, com 6.969 unidades (em janeiro de 2007 foram vendidas 6.923).
No acumulado do ano, os números indicam uma queda de 5,4% sobre o mesmo período do ano passado: foram 275.997 carros agora, contra 291.764 no período janeiro-fevereiro de 2016.
A GM continua se distanciando das demais concorrentes, vendeu 23.220 carros no mês e ficou com 17,5% de participação, bem mais do que a Fiat (18.920 unidades e 14,3%) e a Volkswagen, que ficou com 13% (17.245 unidades).
A Hyundai, que perdeu a quarta posição para a Ford e a quinta para a Toyota em janeiro, recuperou-se em fevereiro e ficou em quarto lugar, mas com um volume bem próximo da principal concorrente: a coreana vendeu 11.976 unidades e a Ford 11.898, ambas com 9% de participação. A razão dessa recuperação são as boas vendas do Creta, o utilitário esportivo lançado em dezembro. A Toyota vem na cola, com 11.118 carros e 8,4%, seguida pela Honda (9.390 e 7,1%) e Renault (9.100 e 6,9%).
A Jeep vendeu 5.770 e ficou em nono lugar, com 4,4%, e a Nissan fechou a lista das dez marcas mais vendida, com 5.091 unidades e 3,8% de participação.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.