Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Novo Ka chega para ser líder

Joel Leite

07/08/2014 19h09

— Pedido de socorro em acidente é o diferencial do novo pequeno da Ford
— Hatch e sedã começam a ser vendidos em setembro; veja os preços.

A nova linha Ka chega ao mercado em setembro para disputar a liderança do segmento de compactos com a versão hatch e atingir o maior volume da história da Ford no segmento de sedãs, com o Ka+.

Os dois modelos foram apresentados nesta quinta-feira (7) em Trancoso, Bahia. E ambos têm uma versão com motor mais potente, 1.5, e contam com equipamentos inéditos na categoria.

O carro é realmente novo e segundo a fábrica oferece a maior economia e tem o melhor desempenho da categoria. O interior é espaçoso e traz de série direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio com bluetooh, compartimento no painel para acoplar o celular ou GPS e controle de frenagem em curvas (CBC). O ABS vem com EBD.

Como opcional, os modelos oferecem controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e sistema de conectividade com comando de voz.

Mas o diferencial do novo carro pequeno da Ford é o sistema de assistência de emergência, que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo (veja matéria). O carro tem ainda um equipamento que permite o acesso a aplicativos do celular.

O Novo Ka e o Ka+ nas versões com motor 1.5 já obtiveram o selo A de eficiência energética do Inmetro/Conpet.

O motor 1.0 de três cilindros supera em potência e torque concorrentes que usam motor de três e também de quatro cilindros. Ele gera 85 cv e torque de 105 Nm com álcool e 80 cv e torque de 100 Nm com gasolina. Faz 8,9 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com álcool e 15,1 km/l com gasolina na estrada.

Já o motor Sigma 1.5 16V flex tem potência de 110 cv e torque de 146 com álcool e potência de 105 cv e torque de 143 Nm com gasolina. Faz 7,9 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina na estrada.

"O novo Ka e Ka+ completam a renovação da linha Ford no Brasil, que passa a ser formada somente com produtos globais. Mais que isso, chegam com a missão de colocar a marca em um novo patamar no mercado, trazendo para o segmento de maior volume de vendas os conceitos que estão comandando o crescimento da Ford no mundo", diz Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.

A Ford busca a liderança de vendas dos hatch 1.0 no varejo, e para isso investiu na lista de equipamentos de suas três versões, SE, SE Plus e SEL.

A versão SE vem equipada com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio, USB, bluetooth e porta celular, EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas. O hatch Novo Ka SE custa R$ 35.390,00 com motor 1.0 e R$ 40.390,00 com motor 1.5. O sedã Novo Ka+ SE com os mesmos equipamentos sai por R$ 37.890,00 com motor 1.0 e R$ 42.890,00 com motor 1.5.

A versão SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade. Nessa configuração, o Novo Ka SE Plus tem preço de R$ 37.390,00 com motor 1.0 e R$ 42.390,00 com motor 1.5. Já o Novo Ka+ SE Plus sai por R$ 39.890,00 com motor 1.0 e R$ 44.890,00 com motor 1.5.

A versão topo de linha SEL vem com: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.

O Novo Ka SEL sai por R$ 39.990,00 com motor 1.0 e R$ 44.990,00 com motor 1.5. O Novo Ka+ SEL, com os mesmos itens, fica em R$ 42.490,00 na versão 1.0 e R$ 47.490,00 com motor 1.5.

A Ford espera tomar as vendas de seus principais concorrentes e mira as vendas em cima do HB20 e Onix para o Ka hatch e Prisma e HB20S para o sedã Ka+.

O plano de manutenção reduziu o número de revisões de seis para quatro e baixou em 40% o preço. As revisões são programadas nos períodos de seis meses; 12 meses ou 10.000 km; 24 meses ou 20.000; e 36 meses ou 30.000 km.

Além disso, os Seguros Ford oferecem em parceria com a Mapfre uma apólice com preço médio nacional de R$ 1.568,00 para o Novo Ka e de R$ 1.971,00 para o Novo Ka+, o menor do mercado nessa categoria de veículo.

Rolezinho de Ka em Trancoso

O novo Ka tem um desenho moderno, a  carroceria exibe linhas fortes e vincos marcantes, com detalhes que deixaram o hatch mais robusto.

Internamente tem ótimo espaço e acomoda cinco passageiros. A cabine conta com um bom acabamento e comandos de fácil acesso.  Uma novidade é o compartimento na lateral do painel que só pode ser acessado com a porta do motorista aberta, para guardar pequenos objetos de forma discreta. Há também porta-objetos nas laterais do banco traseiro e porta-revistas atrás dos bancos dianteiros.

No percurso de 40 quilômetros feito na estrada e em trechos urbanos, o carro mostrou uma direção agradável com boa estabilidade e conforto acústico.

 

Luiz Cipolli Jr, de Trancoso, Bahia

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.