PUBLICIDADE
Topo

Histórico

China e Coreia retomam crescimento

Joel Leite

19/06/2020 15h35

 

Aumento de vendas em países que já superaram a crise é um alento ao resto do mundo

O desempenho do setor de veículos nos países que já se desvencilharam do coronavírus é um alento aos países que continuam atolados na crise provocada pela pandemia.

China e Coreia do Sul registraram crescimento de vendas em maio, não apenas em relação aos meses de quarentena, mas em relação ao mesmo mês do ano passado.

A China registrou um aumento de 12% nas vendas no mês passado em relação a maio de 2019 e a Coréia marcou um aumento de 9% no mesmo período. Mas as boas notícias param por aí. Todos os demais países de uma lista divulgada pela Anfavea, a associação dos fabricantes, tiveram queda de vendas sobre o mesmo mês do ano passado.

A relação é parcial, faltam países importantes no cenário mundial, como a Alemanha e a Índia, e inclui alguns países que não figuram entre os líderes, como a Argentina. Assim, não dá pra dizer, como supõe a lista, que o Brasil tem o pior desempenho entre todos os fabricantes, mas, claro, revela uma posição desfavorável em relação aos demais países, já que tem uma queda de 70%. Estados Unidos registrou uma queda de 30%, Argentina 43% e Japão 45%. Já a Espanha (735), teve um desempenho próximo do brasileiro.

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse que a manutenção do atual cenário – expectativa de queda do PIB entre 7% e 7,5% e dólar entre R$ 5 e R$ 6 – vai confirmar a estimativa de queda de um  milhão de veículos em 2020, em relação ao ano passado, chegando no máximo a 1,6 milhão de unidades.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.