Moderna e poderosa, Chery é a maior marca chinesa de veículos
Joel Leite
03/05/2012 09h35
— Capacidade da fábrica de Wuhu é de um milhão de unidades. Hoje produz 670 mil de três marcas de veículos.
— Centro Tecnológico tem 200 mil metros quadrados de laboratório: emissões, túnel de vento e crash teste.
A Chery é a maior montadora de veículos independente da China e a estrutura de produção que mantém no país condiz com o seu tamanho e importância, nacional e internacional.
Aqui há uma distinção entre as montadoras associadas a marcas mundiais e as exclusivamente chinesas, chamadas independentes. A Volkswagen, pioneira no país, presente na China bem antes do boom automobilístico, é a marca mais vendida. Ainda produz o velho Santana que era feito no Brasil, 20cm mais comprido, oferecendo mais espaço aos passageiros de trás. O carro é usado principalmente para táxi em Shangai. A polícia utiliza a perua Quantum.
Instalada na cidade de Wuhu, de três milhões de habitantes na província da Anhui, região Sul, a fábrica da Chery tem capacidade de produção de um milhão de unidades, mas apenas 670 mil saem hoje das suas linhas de montagem, sendo 500 mil para o mercado interno e 170 mil para 70 países. Dessas, 30 mil unidades vão para o Brasil, que, ao lado do Irã, é um dos maiores compradores dos carros da marca.
O Centro Tecnológico está instalado numa área de 200 mil metros quadrados, onde a empresa tem todas as etapas de testes: direção, motor, laboratório de emissões, simulador de suspensão, túnel de vento e crash teste, cujo laboratório é o maior do país, com oito pistas capazes de realizar testes de impacto em todas as direções e situações, além de colisões entre veículos.
O Centro de Tecnologia foi inaugurado há apenas cinco anos e a fábrica há 15. As instalações são modernas, nada perdem para as mais atuais fábricas do Primeiro Mundo.
Um exemplo é a seção de pintura, à base de água, como recomenda as modernas práticas ambientais. O sistema de mergulho das carcaças nos tanques de tinta é um dos mais modernos do mundo: o carro é girado em 360 graus dentro dos tanques, para garantira cobertura de tinta em todos as reentrâncias da lataria. Segundo a direção da empresa, além da Chery, apenas a BMW e a Toyota têm equipamentos semelhantes.
A Chery fabrica em Wuhu 40 modelos de carros de passeio, comerciais leves e caminhões e mantém em produção mais duas marcas, além da Chery: a Riich, de carros de luxo, e a Rely, de veículos especiais, cuja linha comercial será vendida no Brasil a partir do segundo semestre deste ano.
Joel Leite, de Wuhu, na China
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.