Ele deita, rola, dá a patinha e escaneia a fábrica
Estas são as funções dos cães robôs usados pela Ford nos EUA
A Ford está usando cachorros robôs para ajudar os engenheiros a identificarem a necessidade de manutenção nas instalações na fábrica de Michigan, nos Estados Unidos. Os "pets" têm quatro patas, pesam 30kg brincam de sentar, rolar e dar a patinha.
Chamados de Flyffy e Spot, os dois cães robôs escaneiam a estrutura da fábrica com as cinco câmeras de 360 graus instaladas no seu "corpo". Eles andam com velocidade de 5km/h e a bateria dura duas horas.
O objetivo da montadora com esta inovação é economizar tempo, dinheiro e aumentar a eficiência na preparação das fábricas para receber novos produtos nas linhas de montagem.
Os cães foram alugados da empresa Boston Dynamics, conhecida por fabricar robôs móveis sofisticados.
"Costumávamos andar pelas instalações com um tripé, parando em locais diferentes e esperando cinco minutos para o laser digitalizar. A varredura de uma planta pode levar duas semanas. Com o Fluffy, leva a metade do tempo", disse Mark Goderis, gerente de engenharia digital.
Antes dos robôs, a montadora gastava US$ 300.000,00 para escanear a fábrica. Com a tecnologia o custo será de apenas uma fração deste valor.
Os robôs são operados a até 50 metros de distância e programados para seguir as rotas estabelecidas. Com o tempo, a intenção é operar remotamente, programando os cães para missões na fábrica e recebendo relatórios imediatamente de qualquer lugar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.