Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ele deita, rola, dá a patinha e escaneia a fábrica

Joel Leite

11/11/2020 13h39

Estas são as funções dos cães robôs usados pela Ford nos EUA

A Ford está usando cachorros robôs para ajudar os engenheiros a identificarem a necessidade de manutenção nas instalações na fábrica de Michigan, nos Estados Unidos. Os "pets" têm quatro patas, pesam 30kg brincam de sentar, rolar e dar a patinha.

Chamados de Flyffy e Spot, os dois cães robôs escaneiam a estrutura da fábrica com as cinco câmeras de 360 graus instaladas no seu "corpo". Eles andam com velocidade de 5km/h e a bateria dura duas horas.

O objetivo da montadora com esta inovação é economizar tempo, dinheiro e aumentar a eficiência na preparação das fábricas para receber novos produtos nas linhas de montagem.

Os cães foram alugados da empresa Boston Dynamics, conhecida por fabricar robôs móveis sofisticados.

"Costumávamos andar pelas instalações com um tripé, parando em locais diferentes e esperando cinco minutos para o laser digitalizar. A varredura de uma planta pode levar duas semanas. Com o Fluffy, leva a metade do tempo", disse Mark Goderis, gerente de engenharia digital.

Antes dos robôs, a montadora gastava US$ 300.000,00 para escanear a fábrica. Com a tecnologia o custo será de apenas uma fração deste valor.

Os robôs são operados a até 50 metros de distância e programados para seguir as rotas estabelecidas. Com o tempo, a intenção é operar remotamente, programando os cães para missões na fábrica e recebendo relatórios imediatamente de qualquer lugar.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.