PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Construção civil e agronegócio salvam o setor

Joel Leite

06/11/2020 17h13

Enquanto a produção de carros caiu 38,5% no ano, o segmento registra cresceu 7,2%

Se a venda de carros acumula uma queda importante no ano, por causa do impacto causado pela crise do coronavírus, o setor de máquinas agrícolas e rodoviárias está nadando de braçada. Os fabricantes estão entusiasmados com o crescimento mesmo num momento em que a economia como um todo está em queda. Foram vendidas 4.530 máquinas em outubro, o que representou um aumento de 7,2% sobre outubro do ano passado.

No acumulado do ano, foram 37.808 unidades, ou 1,6% a mais do que janeiro-outubro de 2019.

"O ano está muito bom para o setor", disse Alexandre Bernardes, vice-presidente da Anfavea. As máquinas para construção têm apresentado uma excelente trajetória; a construção civil movimenta o mercado e puxa as vendas de máquinas, não apenas pelas grandes obras, mas também pelas pequenas empresa de construção também estão contribuindo para girar o mercado".

O dirigente avaliou ainda que o agronegócio contribui efetivamente para o crescimento do setor; ele representa 25% das vendas.

A queda de 5% nas vendas em outubro não preocupa os fabricantes, isso porque segundo Alexandre trata-se de um problema sazonal. "Outubro é historicamente um mês fraco", disse, indicando que as vendas devem voltar a crescer nos últimos dois meses do ano.

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.