Novo recorde no ano: 351,5 mil carros em julho
Joel Leite
01/08/2012 11h17
— Vendas crescem 3,1% em relação a junho e 22% em relação a julho de 2011
— No ano, foram vendidos 1.984.351 carros e comerciais leves, aumento de 2,05%.
Julho marcou novo recorde de vendas este ano, com 351.556 carros e comerciais leves vendidos, 3,18% a mais do que o mês anterior e 22% acima do volume vendido em julho do ano passado.
Foi o segundo melhor desempenho do setor na história, atrás apenas de dezembro de 2010, quando foram comercializadas 361.230 unidades.
O recorde foi batido graças ao grande número de dias úteis no mês (foram 22, contra 20 do mês passado), já que a venda diária caiu em relação a junho: foram vendidos 15.980 unidades/dia no mês passado, contra 17.035 no mês anterior. A queda nas vendas diárias foi de 6,2%, mas o ritmo de vendas se manteve aquecido.
No acumulado do ano o mercado cresceu. As 1.984.351 unidades vendidas até ontem apontam um aumento de vendas de 3,05% em relação ao período janeiro-julho do ano passado.
A recuperação ocorreu após o fim do IPI para carros até 1.0 (e redução do imposto para carros mais potentes), já que antes da medida o mercado estava em declínio. Somente após a redução do preço é que o balanço passou a ser positivo.
Veja os números de julho e do acumulado janeiro-julho/2012 de carros e comerciais leves:
Julho 2012 – 351.556 unidades
Crescimento de 3,2% em relação e junho/2012 (340.704)
Crescimento de 22,1% em relação e julho/2011(351.556)
Janeiro-Julho 2012 – 1.984.351 unidades
Crescimento de 3,05% em relação a 2011 (1.925.768)
Vendas diárias – 15.980 unidades
Queda de 6,2% em relação a junho (17.035)
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.