Com 23 dias úteis, agosto deverá bater recorde de vendas.
Joel Leite
17/08/2012 08h33
— Com 188 mil unidades até esta quinta-feira (16) e mais 11 dias úteis, agosto mantém média de 15.681 carros/dia.
— Previsão é superar as 360 mil unidades e bater novo recorde histórico de vendas
Com 188 mil unidades vendidas até quinta-feira (12 dias úteis) agosto promete novo recorde histórico. A média diária não é a melhor, por enquanto, mas como o mês tem 23 dias de produção e vendas (faltam 11, portanto), a projeção é que agosto feche com vendas acima das 361.230 unidades, que é o atual recorde de vendas de carros e comerciais leves, registrado em dezembro de 2010.
É raro um mês com 23 dias úteis. A última vez que isso ocorreu foi em março de 2010.
A média diária de vendas na primeira quinzena foi de 15.681 unidades. Naturalmente as vendas crescem na segunda quinzena e neste mês há um componente a mais para ampliar o movimento nas concessionárias: com o fim do desconto do IPI anunciado para setembro, muita gente vai correr para aproveitar o preço mais baixo, o que deve provocar um aumento substancial de vendas nas duas últimas semanas do mês.
Há a expectativa de que o governo prorrogue o desconto do imposto, mas, na dúvida, muita gente vai antecipar as compras.
No ranking por marcas, a Renault ficou na quinzena a menos de um ponto percentual da Ford (6,6% X 7,5%).
No ranking por modelos, o Fox ficou na frente do Celta e do Palio, ocupando a terceira posição, atrás apenas do Gol e do Uno.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.