Topo

Compre antes que acabe o desconto do IPI

Joel Leite

21/08/2012 17h58

— Governo garante que não vai adiar o desconto
— Vendas de 16 mil carros por dia indicam recorde histórico em agosto

Muita gente quer saber se o desconto do IPI vai acabar dia 31, conforme o previsto, ou se o governo vai adiar o benefício. Como aconteceu outras vezes.

Na crise de 2008 aconteceu isso: o governo adiou o retorno do imposto por várias vezes e depois fez um retorno progressivo: 2% num mês, 2% no outro, até voltar ao patamar tradicional, que hoje é de 7% para carros até 1.0 e 13% para carros até 2.0.

Não dá pra saber o que vai acontecer. O governo garante que o IPI volta integralmente dia 1 de setembro. As montadoras dizem que não têm nenhuma informação a respeito.

E o consumidor, fica nesse impasse, não sabe se vale a pena comprar já e aproveitar o desconto ou esperar.

Essa situação é ruim pra todo mundo. Se todos tivessem certeza do que iria acontecer seria mais fácil planejar as ações.

A fábrica controlaria melhor a produção e o consumidor faria seus planos de compra com mais segurança.

Mas, diante da dúvida, vale a pena, sim, comprar o carro já.

O problema será encontrar o que você procura. Os carros com os maiores descontos são os populares, de entrada, mais baratos, e são justamente os que têm maior procura, por isso estão em falta.

Não há uma falta generalizada, mas em alguns casos não vai dar tempo de comprar com o desconto do IPI. Faltam apenas duas semanas para acabar o mês e as vendas estão "bombando".

Até ontem foram vendidas 225 mil unidades. Nesse ritimo, já estará garantido um novo recorde histórico, com 370 mil carros e comerciais leves vendidos. Uma provável corrida ás revendas nos últimos dias poderá elevar esse número ao patamar de 400 mil carros vendidos no mês.

Clique para acessar conteúdo externo

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Compre antes que acabe o desconto do IPI - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento