Preços dos usados caem 3,7% em três meses
Joel Leite
29/08/2012 11h39
Clique para acessar conteúdo externo
— Mitsubishi foi a marca que mais caiu: 9,4%. Entre as grandes, a GM teve a menor queda.
— Modelo 2010 foi o que mais caiu no período: – 3,58%
Nos últimos três meses – período em que o mercado de carros novos foi beneficiado com a eliminação do IPI para carros 1.0 – e a redução para os mais potentes – os preços dos carros usados tiveram uma queda média de 3,7%.
A Mitsubishi foi a marca cujos preços mais caíram no período. Na média, os carros usados da marca ficaram 9,4% mais baratos, ou três vezes mais do que a média. Os carros da Troller também tiveram redução de preço expressiva no período: – 7,3%.
O estudo AutoInforme/Molicar avalia os preços de todos os carros usados vendidos no Mercado brasileiro, mas faz a consolidação apenas dos modelos fabricados no Brasil. Os demais entram na categoria "importados", que teve queda de preço média de 3,2% no período. Os carros importados por montadoras que atuam no Brasil são classificados como importados neste estudo.
Entre os usados das quatro marcas tradicionais, foram os carros da GM os que menos caíram de preço. A marca teve uma queda de 3,5% no período, portanto menor que a média do mercado. Os carros da Volkswagen foram os que mais caíram de preço entre as grandes, com 5,5%. Os da Ford ficaram 4% mais baratos e os da Fiat 3,9%.
A queda de preço dos carros novos, provocada pela redução do IPI, foi o que levou os usados a perderem preço.
Apesar de o seminovo ter sido afetado de forma mais imediata com a queda dos preços do 0Km, após esses três meses ( os preços do 2011 caíram 3m52% e os do 2010 caíram 3,58%), os demais ano-modelo tiveram queda de preço bem próxima. Os carros 2009 perderam 3,47% e o 2008 3,42% no período. O ano 2005 (- 2,82%) foi o que menos caiu entre os dez anos pesquisados. Veja a tabela.
O Fiesta sedã Trend 1.0 ocupa a ponta do ranking de queda de preço por modelo. O carro da Ford perdeu 22,7% do preço de maio até hoje. Entre os carros pequenos e médios fabricados no Brasil estão também entre os que mais caíram de preço o Fiesta sedã First (17,5%) o Fiesta hatch (16,6%), o Aircross (16,7%), o Livina (16,5%), o Gol Titan (16,3%), o Gol City (16,2%) e o Civic 15,6%.
O índice considera a média de queda de preços considerando todos os ano-modelo dos carros entre 2003 e 2011.
Veja a queda de preço por ano-modelo (maio a agosto/2012)
Clique para acessar conteúdo externo
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.