Topo

Toyota vai aumentar produção do Corolla no exterior

Joel Leite

05/10/2012 11h50

— Brasil poderá ser beneficiado com decisão, pois é o único país que fabrica o Corolla na América do Sul

— Medida foi tomada para reduzir prejuízo de US$ 1,2 mil por carro exportado do Japão

  Toyota planeja produzir o Corolla fora do Japão para a venda no mercado externo, pois a empresa está pagando caro com o problema da valorização do iene em relação ao dólar.

Com a medida, a empresa quer reduzir o prejuízo por causa da taxa de câmbio, uma vez que valorização da moeda japonesa reduziu sua competitividade no exterior e consequentemente as remessas das suas filiais em todo o mundo.

Segundo a montadora, a perda por cada carro exportado do Japão é de 1.280 dólares, na média, conforme informou o diário econômico japonês Nikkei.

A medida pode incrementar a operação no Brasil, onde o carro é produzido, em Indaiatuba, desde 1998. A produção no Brasil é de 70 mil unidades, sendo que 55 mil são vendidos no mercado interno, 13 mil exportados para a Argentina e dois mil para a Venezuela e Colômbia. O Brasil é o único país do continente que produz o modelo, já que a Venezuela monta o Corolla com peças (sistema CKD) importadas do Brasil.

Todos os demais países da América do Sul e Central, e ainda o México, importam o Corolla diretamente do Japão. Com a nova medida, portanto, eles se tornam potenciais clientes da Toyota do Brasil.

Uma fonte da Toyota no Brasil disse que a empresa tem conhecimento da decisão da matriz, mas a questão ainda não foi discutida.

Joel Leite

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Toyota vai aumentar produção do Corolla no exterior - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento