Desconto de IPI não é suficiente para aquecer as vendas
Joel Leite
25/10/2012 09h50
— Compras foram antecipadas; será difícil o mercado repetir o recorde de 17,6 mil carros/dia.
Para as montadoras, a melhor coisa que aconteceu no Salão do Automóvel até agora foi o anúncio da presidenta Dilma prorrogando o desconto do IPI para carro de passeio.
É uma tentativa de manter as vendas em alta, uma vez que, depois do recorde de 17,6 mil carros por dia em agosto, o mercado arrefeceu.
Por que o desconto é bom para as montadoras? Não é bom pro consumidor? Claro que sim, toda redução de imposto é boa pra quem fabrica e pra quem compra o produto. Mas a concorrência hoje é tão grande que, pra vender, é preciso baixar o preço. E a redução do IPI contribui pra isso.
As vendas neste mês estão altas se comparadas com o primeiro semestre e também com o ano passado. Até esta quarta-feira (24) foram vendidos 237.513 carros e comerciais leves, uma média diária de 13.970 unidades. É um número alto, representa 3,5 milhões de carros no ano.
Mas a indústria ficou mal acostumada com os recordes de junho, julho e agosto, com vendas diárias de 16, 17 mil unidades.
Isso não vai se repetir.
Nos meses anteriores o consumidor fez uma antecipação das compras, pra aproveitar o desconto do imposto.
O mercado não tem fôlego pra permanecer num ritmo de venda tão alucinante.
Pra vender mais, os preços têm que cair. O governo reduziu o imposto, agora é a vez das montadoras, que deveriam reduzir a margem de lucro para enfrentar a concorrência e manter o mercado aquecido.
Joel Leite
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
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