A cor influencia na revenda
Joel Leite
26/12/2012 07h00
— Prata é a cor preferida do consumidor porque tem liquidez na hora da revenda
Algumas montadoras, notadamente a Fiat e a Kia, passaram a oferecer cores mais vivas em seus carros, principalmente os pequenos.
Mas os resultados ainda são frágeis. Aumentou o número de carros coloridos, mas o índice ainda é muito pequeno.
O consumidor compra o carro pensando na revenda. Ele não quer perder muito na hora de vender o usado, por isso opta pelas cores prata e suas variações, cores que garantem liquidez na hora da revenda.
As maiores revendedoras de novos e seminovos, que hoje estão escondidas sob a fachada de "locadoras de veículos", não aceitam outra cor que não a prata. Justamente pela facilidade da venda.
Repare que a maioria dos carros de aluguel é cor prata. O carro roda seis meses e depois é colocado à venda.
E é verdade: carro com cores vibrantes são mais difíceis de vender e portanto valem menos no mercado.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.