Panda roda 16 mil km sem parar e bate recorde
Joel Leite
19/02/2013 10h36
Dois pilotos ingleses se revezaram durante dez dias, da Cidade do Cabo a Londres.
Dois pilotos ingleses percorreram uma distância de 16 mil quilômetros se revezando no comando de um Fiat Panda, sem parar, da Cidade do Cabo, na África do Sul, a Londres, na Inglaterra. O feito é o novo recorde mundial de condução sem parada.
Philip Young e Paul Brace fizeram a viagem para angariar fundos para a ONG Farm África – que ajuda a desenvolver a agricultura familiar na África. A viagem passou por treze países: África do Sul, Botswana, Zâmbia, Tanzânia, Quênia, Etiópia, Sudão, Egito, Líbia, Tunísia, Itália, França e Reino Unido. Eles rodaram 1.600 km por dia, a uma velocidade média de quase 65 km/h.
Após 10 dias, 13 horas e 28 minutos, os pilotos quebraram em um dia o recorde anterior de dirigir sem parar por uma longa distância. O Fiat Panda usado para o feito era uma versão 4×4 como motora gasolina TwinAir dois cilindros 0,9.
Para a viagem, foi adicionado um segundo tanque de combustível, dois estepes, protetor de cárter, molas reforçadas e uma posição mais elevada para a entrada de ar frontal, além de uma cama sobre os bancos traseiros para um dos pilotos dormirem durante a viagem.
"As estradas eram traiçoeiras, o calor insuportável e ritmo extenuante, mas o carro nunca deu um problema", disse Philip Young.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.