Hyundai passa Renault e é a marca nova mais vendida
Joel Leite
01/03/2013 09h05
— HB20 é o quarto do ranking de fevereiro e já ameaça o Uno; Onix é o quinto.
A Hyundai passou a Renault e tornou-se a marca mais vendida no Brasil entre as novas, atrás apenas das tradicionais Fiat, Volkswagen, GM e Ford.
Com 14.596 unidades no mês, a coreana conquistou 6,57% de participação no mercado de carros e comerciais leves, contra 5,02% da francesa. No acumulado do ano a Hyundai também está na frente: são 29.150 unidades (5,62%), contra 28.388 (5,47%) da Renault. Veja aqui as razões da queda da Renault.
A liderança permanece com a Fiat, que fechou fevereiro com 22,3 do mercado. A Volkswagen marcou 19,7%, a GM 17,5% e a Ford 8,9%.
Completam a lista das dez mais vendidas a Toyota, sétima colocada com, 4,5%, Honda, com 4%, Nissan com 2,3% e Citroën com 2,2% de participação.
No ranking por modelos, foi confirmada a presença de dois carros novos entre os cinco mais vendidos no Brasil: o Hyundai HB20 fechou fevereiro com vendas de 10.157 unidades, o que lhe garantiu a quarta posição e pouco mais de mil unidades a menos do que o Uno, terceiro colocado. O carro da Fiat vendeu 11.110 unidades no mês.
Na quinta posição, o Onix vendeu 9,037 unidades no mês passado.
Fiesta hatch, Corsa seda e Classic e Sandero não figuram na lista dos dez mais.
Apesar da queda de fevereiro, as vendas no acumulado do ano estão em alta. Com 519.100 unidades vendidas nos primeiros dois meses do ano, o setor acumula alta de 6,2% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.
Class. | Marca | Unidades. | Part % |
1º | Fiat | 49.498 | 22,27 |
2º | Volkswagen | 43.736 | 19,68 |
3º | GM | 38.974 | 17,54 |
4º | Ford | 19.725 | 8,88 |
5º | Hyundai | 14.596 | 6,57 |
6º | Renault | 11.160 | 5,02 |
7º | Toyota | 9.980 | 4,49 |
8º | Honda | 8.887 | 4,00 |
9º | Nissan | 5.061 | 2,28 |
10º | Citroën | 4.891 | 2,20 |
11º | Mitsubishi | 3.625 | 1,63 |
12º | Peugeot | 3.377 | 1,52 |
13º | Kia | 2.077 | 0,93 |
14º | JAC | 1.417 | 0,64 |
15º | Mercedes-Benz | 886 | 0,40 |
16º | Land Rover | 555 | 0,25 |
17º | BMW | 534 | 0,24 |
18º | Audi | 444 | 0,20 |
19º | Suzuki | 406 | 0,18 |
20º | Dodge | 296 | 0,13 |
21º | Volvo | 281 | 0,13 |
22º | Chery | 259 | 0,12 |
23º | Jeep | 250 | 0,11 |
24º | Hafei | 214 | 0,10 |
25º | Iveco | 211 | 0,09 |
26º | Jinbei | 148 | 0,07 |
27º | Troler | 110 | 0,05 |
28º | Míni | 101 | 0,05 |
29º | Ssangyong | 79 | 0,04 |
30º | Chana | 67 | 0,03 |
31º | Subaru | 66 | 0,03 |
32º | Shineray | 60 | 0,03 |
33º | Mahindra | 54 | 0,02 |
34º | Porsche | 38 | 0,02 |
35º | Effa | 24 | 0,01 |
Total | 222.248 |
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.