Lucro Brasil da pipoca é de 2.460%
Joel Leite
21/05/2013 14h50
— Preço do balde esbarra a indecência: R$ 38,00 em show no Disney On Ice no Ibirapuera
Muitas mães fazem rodízio de passeios entre amigas e vizinhas, uma maneira de obter um merecido descanso e ao mesmo tempo continuar oferecendo a permanente diversão aos pequenos.
Na quinta-feira da semana passada foi a vez de Dona Regina. Além dos três filhos, ela carregou mais quatro agregados, dois sobrinhos e dois vizinhos, ao show do Disney On Ice, no Ibirapuera, em São Paulo.
O rodízio prevê a divisão das despesas. Cada mãe antecipou o valor do ingresso, R$ 160,00/R$ 80,00. Mas é claro que a pipoquinha e a coca-cola fica por conta da mãe de plantão. O bom senso e o espírito de colaboração recomenda relevar essas pequenas despesas.
Mas a ganância dos empresários e a exorbitância do Lucro Brasil fez a dona Regina quebrar o protocolo. Ela teve que repassar os gastos com a pipoca a todas as mães contempladas com a sua colaboração naquele dia. A razão é simples: além do valor dos ingressos (R$ 640,00, considerando que eles assistiram o espetáculo no setor premium e as crianças pagaram meia entrada) ela deixou na portaria do ginásio do Ibirapuera outra pequena fortuna, R$ 315,00, para oferecer a cada um dos meninos um pacote de pipoca e um refrigerante.
Sorte dela, se as crianças quisessem também uma raspadinha ela pagaria mais R$ 280,00. Isso mesmo: o copo, desenhado com personagens da Disney, com 200ml de suco e gelo picado custa R$ 40,00 cada. O algodão doce é "mais barato": só R$ 28,00.
O Lucro Brasil das pipocas e guloseimas do Ibirapuera põe o Lucro Brasil das montadoras de veículos no chinelo (leia aqui Porque o Carro Brasileiro é o Mais Carro do Mundo).
Com um investimento de R$ 0,45 em 100g de milho, mais R$ 0,004 em dois gramas de sal, R$ 0,03 em 15 mililitros de óleo de soja e, ainda cerca de R$ 1,00 de outras despesas, como embalagem, energia, transporte, o empresário das pipocas vai transformar esses R$ 1,484 em R$ 38,00, uma margem de 2.460%.
Claro, nenhuma mãe é obrigada a comprar. Mas o marketing dos empresários da pipoca é cruel. Covarde. Expõe os produtos às crianças, que não têm consciência de que estão sendo assaltadas.
Caso pagasse o camarote, sem meia entrada, a turma da dona Regina gastaria R$ 1.600,00.
A informação sobre os preços da pipoca são dúbias. Outra consumidora, Rose, diz que pagou R$ 32,00. "Vinha em um pote de plástico com os personagens (da Disney), achei um roubo", disse a mãe, que tomou providências após ter recebido informações sobre o assalto praticado na porta do ginásio: "Levei suquinhos e balas na bolsa pra amenizar um pouco o prejuízo. Só tive que morrer mesmo foi na pipoca e no estacionamento (R$ 30,00).
Lucro Brasil
Preços encontrados por dona Regina no Disney On Ice
Balde pipocas R$ 38,00
Algodão doce R$ 28,00
Churros R$ 8,00
Raspadinha R$ 40,00
Refrigerante R$ 7,00
Batata frita R$ 12,00
Estacionamento R$ 30,00
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.