Faixas exclusivas: Haddad pode pagar caro pela ousadia
Joel Leite
08/08/2013 10h18
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As faixas exclusivas de ônibus de São Paulo vão aumentar a velocidade do transporte público, uma necessidade imperiosa para reduzir o tempo gasto pelos usuários de ônibus na ida e volta ao trabalho, mas inicialmente vai complicar, e não melhorar, o trânsito na cidade.
É o preço que a cidade tem que pagar para melhorar a vida de quem anda de ônibus que, convenhamos, é bem pior do que de quem anda de carro, mesmo no trânsito intenso.
A maioria das reportagens feitas até agora para avaliar o impacto da medida se concentrou em ouvir os usuários do transporte individual. O resultado não poderia ser diferente: a medida está sendo criticada, pois com maior presença do ônibus nas avenidas, o carro perde espaço. Não seria razoável ouvir o usuário de ônibus? Certamente a avaliação seria outra, pois a tendência é o transporte coletivo melhorar com as faixas exclusivas para ônibus. Mas eles não estão sendo ouvidos pela mídia.
A situação só será melhorada, para todo mundo, quando o usuário de transporte individual trocar o seu carro pelo transporte público, como acontece em várias cidades do mundo desenvolvido. Por enquanto, o caos vai aumentar.
Melhorar a vida de quem usa transporte público é uma decisão política.
O prefeito Fernando Haddad está comprando uma briga. Não sei se ele vai conseguir obter os resultados até o fim do seu mandato.
É uma decisão corajosa, mas politicamente arriscada. Pode ser que o prefeito pague caro pela ousadia.
Joel Leite
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
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