Topo

Das grandes, só a GM aumentou participação

Joel Leite

21/08/2013 11h28

Clique para acessar conteúdo externo

— Hyundai (com o HB20) e Toyota (com o Etios) foram as que mais cresceram

Qualquer crescimento é importante quando o mercado está em ritmo lento, quase estagnado, como nos sete primeiros meses do ano. As 2.031.749 unidades de carros e comerciais leves vendidas até julho representaram um aumento de apenas 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado. E a tendência, segundo os dirigentes do setor, é de que 2013 feche com um crescimento ainda menor, em torno de 1% sobre o ano passado.

Por isso, mesmo com um aumento de apenas 4,95%, a GM está comemorando o bom desempenho no mercado este ano. É a única das marcas tradicionais que cresceu acima da média do mercado no período: vendeu 367.076 unidades nos sete primeiros meses do ano, contra 349.748 no mesmo período do ano passado.

Clique para acessar conteúdo externo

Ford e Fiat também venderam mais que no ano passado, mas abaixo da média (que é de 2,4%), o que resultou em redução da participação do mercado. A Ford teve um acréscimo de 1,7% nas vendas, mas perdeu 0,06% ponto percentual de participação e a Fiat perdeu 0,46 pp.

A Volkswagen sequer repetiu o número absoluto de vendas dos sete primeiros meses de 2012: vendeu 7,2% a menos e perdeu quase dois pontos perceptuais de participação.

Mas foram as marcas novas que mais cresceram este ano. Hyundai e Toyota – as duas que passaram a produzir no Brasil carros pequenos, onde está o maior filão do mercado – apresentaram as maiores evoluções.

A Hyundai foi a que mais cresceu: com o lançamento da família HB20, a empresa coreana passou de 51.189 unidades – vendidas de janeiro a julho do ano passado – para 66.769 este ano e conquistou 3,2 pontos do mercado.

Graças ao Etios, que passou a ser fabricado em Sorocaba, a Toyota cresceu 77% no período, aumentando a sua participação no mercado em dois pontos percentuais: a japonesa vendeu 97.841 unidades de janeiro a julho, contra 55.060 nos sete meses de 2012.

Clique para acessar conteúdo externo

Algumas outras marcas tiveram uma evolução percentualmente maior, mas são empresas com participação muito pequena no mercado, caso da chinesa Shineray, que passou de 113 para 662 unidades, e das luxuosas Jaguar (de 32 para 159) e Lexus, que subiu de 25 carros no ano passado para 119 este ano. O critério estabelecido para figurar no ranking de crescimento foi o de venda mínima média de 500 carros mensais.

 Clique aqui e veja quem mais cresceu e quem mais perdeu

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Das grandes, só a GM aumentou participação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento