Andamos na perua mais veloz do mundo
Joel Leite
23/10/2013 10h50
Clique para acessar conteúdo externo
— Com um motor 4.0 TFSI V8 biturbo de 560 cavalos, a RS6 Avant acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
— Motor funciona só com 4cc quando o comportamento do motorista não exigir força total os freios são de cerâmica.
O motor 4.0 TFSI V8 biturbo de 560 cavalos de potência faz do Audi RS6 Avant a perua mais veloz no mundo. Partindo da imobilidade ela chega a 100 km/h em 3.9 segundos.
Com isso dá pra ter uma idéia do prazer que é pilotar uma máquina dessas, o que fizemos nesta terça-feira, num circuito interno no condomínio Dahma, na cidade de São Carlos.
Mesmo controlado por um sistema que limita a velocidade máxima a 250 km/h e por um atento co-piloto que não permitia o menor exagero no acelerador, acelerar essa máquina é se sentir numa competição de alta performance. Num raro trecho de uma reta longa no test drive de ontem, consegui cravar 230 km/h, só por alguns segundos, nada mais. É muita potência para um carro só.
O alto desempenho é obtido graças aos avanços técnicos em relação ao antecessor: é mais leve, mais eficiente e, no entanto consegue um ótimo consumo: 10,2 km/l. Isso graças principalmente a duas tecnologias: o sistema star-stop, que vem de série e tem um gerenciamento térmico inovador e ao sistema de cilindro sob demanda (COD). O que é isso?
Quando o motor detecta que não é necessária a força total, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8, deixando em funcionamento apenas quatro cilindros. A força total, com oito cilindros, é retomada automaticamente quando o motorista volta a pisar no acelerador.
A potência máxima do motor, de 560 cavalos, é alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm e o torque máximo de 700 Nm é disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A velocidade máxima é de 305 km/h. O carro tem tração total permanente e a transmissão é do tipo tiptronic, de oito velocidades, com dupla embreagem. Opcionalmente tem troca manual na alavanca do volante.
A suspensão é esportiva com Dynamic Ride Control (DRC) e as rodas são de 21 polegadas.
Entre os equipamentos de série, destaque para os faróis de Led, controle da pressão dos pneus, bancos esportivos, sistema de estacionamento, ar-condicionado de três zonas, GPS, multimídia com bluetooth, tela de 10 polegadas e 15 alto-falantes com 1.200 watts de potência.
As vendas terão início no fim deste mês. Preço? R$ 550 mil.
Joel Leite, de São Carlos
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.