Marcas locais dominam mercado japonês
Joel Leite
31/10/2013 13h26
Clique para acessar conteúdo externo
— Só dois dos 50 carros mais vendidos no país são estrangeiros
— No ranking por marcas, as oito mais vendidas são japonesas.
O Japão coloca os seus sedãs de luxo entre os carros mais vendidos nos Estados Unidos e em outros países, mas no mercado interno os campeões de vendas são modelos bem diferentes: carros híbridos, vans, monovolumes, e hatchs pequenos.
E embora o produto japonês conquiste cada vez mais espaço nos mercados estrangeiros, em seu país a presença de marcas estrangeiras é muito limitada.
A lista dos carros mais vendidos no Japão começa e acaba com modelos japoneses. Apenas dois estrangeiros aparecem no ranking dos 50 mais vendidos no mercado interno e mesmo assim no fim da lista: o Golf, da Volkswagen é o 47º colocado e o Série 3, da BMW, o 48º. Todos os outros são japoneses.
Primeiro país a produzir e vender em grande escala carros com a tecnologia híbrida (com um motor a combustão e outro elétricos), o Japão tem hoje dois híbridos na primeira e na segunda posição no ranking. O carro mais vendido no Japão é o Aqua e o segundo é o Prius, o mesmo que é vendido no Brasil. O Aqua tem 5,2% do mercado e o Prius 4,9%. Ambos são fabricados pela Toyota, a marca mais vendida no País, com mais do que o dobro da segunda colocada e também a líder mundial.
O terceiro carro mais vendido no Japão é uma minivan, a N-Box, da Honda, e o quarto é outro monovolume, o Move, da Daihatsu, Só depois do quinto colocado, o monovolume WagonR, da Szuuki, é que aparece primeiro hatch, o Mira, da Daihatsu. Os sedãs melhor posicionados são os Toyota Crown (15º) e Corolla (16º)
Também o ranking por marcas tem o total domínio das japonesas. Oito das dez marcas mais vendidas são do país: a líder Toyota tem 29,1% de todas as vendas no país, ou 1.160.316 unidades de janeiro a agosto deste ano. Em seguida, quatro marcas disputam a segunda posição: Honda (13,7%), Nissan (13,1%), Suzuki e Daihatsu, ambas com 13,1% de participação.
Em seguida, bem atrás, aparecem mais três japonesas: Mazda, com 4,4% das vendas; Subaru (3,5%) e Mitsubishi (2,7%). Só depois é que aparecem as primeiras estrangeiras completando a lista das dez mais: a Volkswagen, nona colocada com 1,2% do mercado e a Mercedes-Benz, décima, com 1%.
Japão – Marcas mais vendidas
Jan-Set/2013
Class. | Marca | Unidades | Participação |
1º | Toyota | 1.160.316 | 29,10% |
2º | Honda | 544.623 | 13,70% |
3º | Suzuki | 521.206 | 13,10% |
4º | Nissan | 520.626 | 13,10% |
5º | Daihatsu | 492.548 | 12,40% |
6º | Mazda | 174.166 | 4,40% |
7º | Subaru | 138.860 | 3,50% |
8º | Mitsubishi | 108.467 | 2,70% |
9º | Volkswagen | 48.384 | 1,20% |
10º | Mercedes-Benz | 39.179 | 1,00% |
Japão – Carros mais vendidos
Jan-Set/2013
Class. | Carro | Unidades |
1º | Toyota do Aqua | 208.678 |
2º | Toyota Prius | 195.357 |
3º | Honda N-Box | 178.757 |
4º | Daihatsu Move | 168.384 |
5º | Suzuki WagonR | 148.043 |
6º | Daihatsu Mira | 120.424 |
7º | Nissan Note | 118.621 |
8º | Honda Fit | 109.325 |
9º | Daihatsu Tanto | 100.436 |
10º | Honda N-One | 89.148 |
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.