Volkswagen tem os carros preferidos dos europeus
Joel Leite
22/11/2013 15h49
— Golf e Polo são os dois mais vendidos no Continente. Veja o ranking dos Dez Mais.
O Golf é o carro mais vendido na Europa, com 395.528 unidades de janeiro a outubro, seguido por outro Volkswagen, o Polo, fazendo da marca alemã a preferida dos consumidores do Continente. Juntos eles venderam quase 700 mil unidades e podem chegar a 850 mil no encerramento de 2013.
Na lista dos dez mais a Ford tem dois classificados: o Focus, terceiro colocado com 265 mil unidades vendidas, e o Fiesta, quarto, com 257 mil. O Clio é o quinto mais vendido, com 233 mil, seguido pelo Astra, com 220 mil.
Completam a lista dos dez carros mais vendidos na Europa o Opel Corsa (7º colocado, com 211 mil unidades), o Nissan Qashqai (8º, 211 mil), o Peugeot 208 (9º, 198 mil) e o BMW Série 3 (10º, 164 mil).
Grande parte dos mais vendidos na Europa também é vendida no Brasil, mas alguns estão numa geração mais avançada lá. Veja quais os preferidos do consumidor europeu:
Clique para acessar conteúdo externo
1) Volkswagen GolfO Golf europeu é o mesmo que chegou recentemente ao Brasil, que está na sétima geração. Na Europa o carro já vendeu quase quatro milhões de unidades (395.528.000) tornando-se o mais vendido no Continente. A versão Highline (de entrada) vem com motor 1.4 TSI de 140cv. Já o modelo GTI tem duas versões: a Standard, com motor 2.0 TSI de 220 cv, e a Performance, com o mesmo motor mas com 230 cv.
O Polo vendido no Brasil era o mesmo da Europa até 2009, quando foi lançado para o mercado europeu uma nova versão, que hoje é o segundo carro mais vendido no continente, com 298 mil unidades de janeiro a outubro. Esse carro, que não veio para o Brasil, é vendido com sete tipos de motorização, quatro a gasolina e três a diesel, com potências que variam de 60 a 105 cv.
O Focus está na sua terceira geração e é o terceiro carro mais vendido do continente europeu, com 265.920 unidades comercializadas este ano (até o mês passado). Ele tem duas opções de motor: 1.6 e 2.0 com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis.
O Fiesta europeu é o mesmo vendido no Brasil, mas aqui ele tem motor 1.6, enquanto na Europa ele tem opção 1.0, o motor Ecoboost de três cilindros. A versão topo de linha custa na Europa pouco mais que 18 mil euros. Aqui a versão de entrada custa R$ 39 mil. O carro da Ford vendeu este ano 257.774 unidades.
O Clio é a quarta geração do carro na Europa, com versões 0,9 litro de 90cv e 1.2 litro com injeção direta de 120cv. É mais sofisticado, mais moderno e maior (4,06m) do que o vendido no Brasil (3,81m). E não deve chegar por aqui. Quinto colocado, vendeu até outubro 233.749 unidades na Europa.
O Astra europeu foi renovado em junho do ano passado e é completamente diferente do mesmo carro que foi vendidos no Brasil até 2012. Tem quatro opções de motor a gasolina e três a diesel, sendo o mais potente um 1.6 gasolina turbocharged, com 177 cv. É vendido em todo o mercado europeu, menos no Reino Unido. É o sexto no ranking europeu com 220.283 unidades.
Sabe o Corsa? Ele é o sétimo carro mais vendido na Europa. Mas o modelo europeu é um carro completamente diferente do vendido no Brasil, como você pode ver na foto. O Opel Corsa Selection europeu tem motor 1.0 de 65 cv e custa aproximadamente 8.770 euros. Vendeu 211.923 unidades de janeiro a outubro.
O Qashqai é um crossover que já vendeu mais de dois milhões de unidades e agora está em sua segunda geração, aperfeiçoada principalmente nos atributos de qualidade de materiais, de segurança e recursos de entretenimento e conectividade. Com o Qashqai a Nissan tem como objetivo ser a marca japonesa mais vendida na Europa. O modelo básico, com motor 1.5, é vendido no continente por € 26,1 mil. Está prevista uma versão mais barata, com motor 1.2 turbo.
O Peugeot 208 europeu é o mesmo carro vendido no Brasil. Na Europa ele tem duas versões de motor a gasolina: 1.0 que roda 23km com um litro de combustível, e o 1.2 VTi Turbo. Além disso tem outras cinco opções de motor a diesel. Vendeu 198.493 unidades.
O BMW Série 3 europeu é o mesmo modelo vendido no Brasil, sendo que a partir do mês que vem, aqui ele terá motor flex nas versões 320i ActiveFlex, 320i GP ActiveFlex e 320i Sport GP ActiveFlex. O carro alemão fecha a lista dos dez mais vendidos na Europa este ano, com 164.273 de janeiro a outubro.
Ranking europeu
Os dez mais vendidos jan-out/2003
Class. | Carro | Unidades |
1 | Golf (Volkswagen) | 395.528 |
2 | Polo (Volkswagen) | 298.741 |
3 | Focus (Ford) | 265.920 |
4 | Fiesta (Ford) | 257.774 |
5 | Clio Renault | 233.749 |
6 | Astra (Opel) | 220.283 |
7 | Corsa (Opel) | 211.923 |
8 | Qashqai (Nissan) | 211.177 |
9 | 208 (Peugeot) | 198.493 |
10 | Série 3 (BMW) | 164.273 |
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.