Silencioso, potente e econômico: é o Evoque com câmbio novo
Joel Leite
13/03/2014 13h30
— Caixa de câmbio ZF de nove marchas moderniza o Range Rover Evoque. A linha 2014 tem muito mais tecnologia.
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O Range Rover Evoque é o carro mais vendido da Land Rover no Brasil. Logo após o seu lançamento por aqui, em outubro de 2011, fez grande sucesso e vendeu 13.243 unidades até hoje, elevando o potencial da marca para um patamar nunca antes verificado.
Os dirigentes da Land Rover não perderam tempo. Em três anos no mercado e depois de 200 mil unidades vendidas em 170m países, o carro chega com novidades importantes na linha 2014, que o diferencia da concorrência e o torna pioneiro em novas tecnologias.
O carro, segundo o fabricante, tem melhor desempenho, respostas mais rápidas, menor índice de ruído interno e está mais econômico. Tudo isso, no entanto, foi conseguido com uma única tecnologia, a caixa de câmbio de nove marchas, desenvolvida pela ZF com exclusividades para o carro.
O novo câmbio, o ZF-9HP, é o primeiro sistema de transmissão automática de nove velocidades do Brasil e representa uma melhoria significativa no consumo de combustível e nos índices de emissões.
A relação de marchas foi recalibrada, proporcionando trocas mais curtas em relação ao câmbio anterior. Um grande ganho foi a melhora na troca de marchas, que ficaram praticamente imperceptíveis, segundo o fabricante. Houve também uma melhora na condução em estradas, em velocidade de cruzeiro, onde a direção ficou mais confortável.
As marchas são selecionadas automaticamente, adaptando-se ao estilo de condução do motorista. A caixa é compacta, embora tenha mais marchas: é 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior.
Mas o Range Rover Evoque 2014 não é apenas uma caixa de câmbio nova: o carro tem controle de cruzeiro adaptativo, para e anda (que desliga o motor quando o carro para) e o sistema ACC, que permite ao motorista manter uma distância constante do carro da frente e freia automaticamente caso os sensores detectem uma colisão eminente.
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Tem também o assistente de estacionamento, inclusive para vagas de 90 graus.
O carro tem novas opções de cores externas e de acabamento e novas rodas aros 18, 19 e 20. Mudanças também no desenho e no tamanho dos retrovisores (ficaram menores) e aplicação de led.
O Range Rover Evoque tem motor 2.0 turbo de 240 cavalos e é vendido em três versões: Pure, Prestige e Dynamic.
Preços:
Purê Tech Pack 5 Portas | 192.000 |
Pure Tech Pack Coupé | 195.800 |
Prestige 5 Portas | 219.100 |
Prestige Tech Pack 5 Portas | 271.900 |
Dynamic 5 Portas | 227.200 |
Dynamic Tech Pack 5 Portas | 277.900 |
Dynamic Tech Pack Coupé | 281.700 |
Equipamentos:
Pure Tech Pack |
Acendimento automático dos faróis |
Apoio de braço no banco traseiro com 2 porta-copos (Apenas 5 portas) |
Bancos em couro |
Conectividade Bluetooth com áudio streaming |
Espelhos retrovisores elétricos, com aquecimento, rebatimento elétricos, memória e inclinação automática em marcha ré |
Faróis de neblina dianteiros em LED |
Faróis Xenon com assinaturas em LED |
Iluminação ambiente interna ajustável Mood Lighting |
Retrovisor interno antiofuscante |
Sensor de Chuva |
Sistema de áudio, 11 alto-falantes, 380W de potência, subwoofer, streaming e entradas USB e iPod |
Tela central touchscreen de 8″ de alta resolução |
Prestige Tech Pack |
Abertura das portas através do sistema Keyless |
Abertura elétrica do porta-malas com sensor de segurança |
Controle de cruzeiro adaptativo com Queue Assist (ACC) |
High Beam Assist – Altura automática dos faróis quando detectado veículo na outra via |
Sistema Adaptive Dynamic com amortecedores MagneRide |
Sistema de áudio, 17 alto-falantes, 825W de potência, subwoofer, streaming e entradas USB e iPod |
Sistema de câmeras 360º surround |
Sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 8″ e fones de ouvido sem fio |
Tela central touchscreen de 8″ de alta resolução com tecnologia Dual View |
Dynamic Tech Pack |
Abertura das portas através do sistema Keyless |
Abertura elétrica do porta-malas com sensor de segurança |
Bancos com memória para motorista e passageiro (Apenas Coupé) |
Bancos esportivos em couro Oxford estilo concha com aquecimento para motorista e passageiro |
Controle de cruzeiro adaptativo com Queue Assist (ACC) |
High Beam Assist – Altura automática dos faróis quando detectado veículo na outra via |
Rodas 20″ |
Sistema Adaptive Dynamic com amortecedores MagneRide |
Sistema de áudio, 17 alto-falantes, 825W de potência, subwoofer, streaming e entradas USB e iPod |
Sistema de câmeras 360º surround |
Tela central touchscreen de 8″ de alta resolução com tecnologia Dual View |
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
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O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.