Em São Paulo, GM é líder e Hyundai é “grande”
Joel Leite
20/03/2014 14h08
— Marca estadunidense vende mais que Fiat e Volkswagen; com 10%, coreana fica entre as quatro grandes na cidade.
Clique para acessar conteúdo externo
Em São Paulo, não tem pra ninguém: a GM é, de longe, a marca mais vendida na cidade e no Estado, superando as duas principais concorrentes, Fiat e Volkswagen, que estão na sua frente no mercado nacional.
A GM fechou 2013 com 18.624 unidades vendidas no Estado, o que corresponde a 20,8% de participação, contra 16,2% da Volkswagen e 14,5% da Fiat.
Clique para acessar conteúdo externo
Na cidade de São Paulo a diferença para as concorrentes é ainda maior: a GM ficou com 18,9%, contra apenas 13,6% da Volkswagen e 12,3% da Fiat.
Líder no Brasil, com 21,3%, a italiana amargou a terceira posição tanto na cidade quanto no estado. Na cidade, por pouco não foi superada também pela Hyundai: a marca coreana ficou com 10,1% das vendas na maior cidade do País, superando a Ford e ficando a apenas dois pontos da Fiat.
Dá pra dizer que na cidade de São Paulo, o grupo das "quatro grandes" é formado por GM, Volkswagen, Fiat e Hyundai, únicas que atingiram uma participação de dois dígitos.
É na cidade de São Paulo – maior mercado do País – que se notam as principais diferenças de participação em relação ao desempenho nacional.
Clique para acessar conteúdo externo
Além da liderança absoluta da GM, da sofrível participação de Fiat e Volkswagen e do crescimento da Hyundai (veja quadro), a Honda mais do que dobra o percentual de participação em relação ao mercado total. A japonesa tem no Brasil 3,9% das vendas e sobe para 8,8% na cidade de São Paulo.
Assim, mais uma marca passou a Ford, que ficou apenas com a sexta posição no ranking da capital.
Clique para acessar conteúdo externo
No estado, a Citroën sobe uma posição em relação ao ranking nacional e quase dobra a participação, passando de 1,9% para 2,7% e a Renault cai de quinto lugar (no ranking nacional) para a sétima posição na cidade e no estado.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.