Preço do carro zero tem a maior alta desde 2004
Joel Leite
17/04/2014 15h58
— Montadoras conseguem repassar aumento ao consumidor: preço do carro zero sobe 4% no trimestre.
Clique para acessar conteúdo externo
O aumento dos preços por causa da inclusão do airbag e do ABS nos carros em 2014 atingiu o mercado informal. O índice Autoinforme/Molicar, que calcula o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, registrou alta de 4% no primeiro trimestre, com alguns carros, como Celta, S10, Palio e Fiesta superando os 10% (veja mais adiante).
Foi o maior aumento de preço no período desde 2004, quando os carros tiveram uma alta histórica de 7,7% em três meses. Naquele ano o carro teve uma majoração de 14,6% de janeiro a dezembro, o maior aumento anual hoje.
Nos últimos oito anos o mercado esteve em baixa em relação a preço. Observe no gráfico que, em quatro desses oito anos os preços caíram e nos outros quatro os aumentos foram insignificantes: o maior deles aconteceu em 2007, quando o preço subiu apenas 2,6% durante os doze meses.
Clique para acessar conteúdo externo
Pela primeira vez nos últimos anos a indústria conseguiu repassar para o consumidor quase todo aumento oficial de preço: segundo a Fenabrave, as tabelas das montadoras sofreram um aumento de 5% no trimestre.
As três grandes estão entre as marcas que ficaram mais caras no período: os preços dos carros da GM tiveram aumento médio de 5,9%, os da Fiat 5,7% e os da Volkswagen 5,5%.
Mas foram as pequenas Jeep, Jac e Rely as que mais subiram. O aumento médio dos carros da Jeep foi de 8,9%, os da Rely subiram 6,2% e os da Jac 5,8%.
Clique para acessar conteúdo externo
Além dessas, tiveram aumentos acima da média a Chery (+5,2%), a Troller (+4,3%) e a Toyota, com alta de 4,1% no trimestre.
Outras 29 marcas registraram aumentos nos preços, mas abaixo da média de 4%, casos da Ford (+3,1%), Land Rover (+3,9%), Renault (+3,6%), Citroën (+3,5%) e Honda, que teve aumento médio de 3,1% no trimestre (veja tabela completa).
Bentley e Geely mantiveram os preços estáveis e outras dez marcas, todas com pequena participação no mercado, tiveram queda de preço nos três primeiros meses do ano, casos da Tac (- 9,2%), Ram (- 8,1%), Changan (- 4,9%) e Dodge (-1,9%).
Marcas que mais subiram
1º trimestre 2014
Jeep | 8,90% |
Rely | 6,20% |
Chevrolet | 5,90% |
Jac | 5,80% |
Fiat | 5,60% |
Autoinforme/Molicar |
Marcas que mais caíram
1º trimestre 2014
Tac | -9,20% |
Ram | -8,10% |
Changan | -4,90% |
Dodge | -1,90% |
Morris garage | -1,30% |
Aston martin | -0,70% |
Autoinforme/Molicar |
Clique para acessar conteúdo externo
O Celta ficou 14,3% mais caro
Pelo menos dez modelos tiveram um aumento real de preço de mais de 10% no primeiro trimestre deste ano. Duas versões do Celta foram as que mais subiram: o Celta LT 1000cc, que no primeiro trimestre do ano passado custava R$ 28 mil, está sendo cotado hoje, conforme pesquisa Molicar, por R$ 32 mil. Uma alta de 14,3%. A versão LS 1000cc subiu de R$ 26,4 mil para R$ 30 mil, alta de 13,6%.
Mais oito carros tiveram aumentos expressivos no trimestre, acima de 10%, com o Palio Sporting, que subiu de 37,3 mil para 41,9 mil (aumento de 12,3%), a picape S10 LT 4 X 4, com alta de 11,4% e o Fiesta SE 1.6, cujo preço subiu 10,9% no período.
Clique para acessar conteúdo externo
Os que caíram de preço foram carros que saíram de linha no ano passado e portanto as vendas em 2014 referem-se a estoque antigo, casos do Gol G4, Corolla velho e Uno.
Carros que mais subiram
1º trimestre 2014
MODELO / VERSÃO | jan/14 | mar/14 | var.% |
CELTA LT 1.0 VHC-E 8v 4P | 28.000 | 32.000 | 14,3 |
CLASSIC LS 1.0 VHC-E 8v 4P | 26.400 | 30.000 | 13,6 |
PALIO SPORTING 1.6 16v 4P | 37.300 | 41.900 | 12,3 |
S-10 PICAPE LT (C.Dup) 4X4 2.8 Dies. 4P | 105.000 | 117.000 | 11,4 |
S-10 PICAPE LS (C.Sim) 4X4 2.8 Dies. 2P | 83.000 | 92.400 | 11,3 |
NEW FIESTA HATCH SE 1.6 16v 4P | 44.200 | 49.000 | 10,9 |
COBALT SEDÃ LT 1.8 8vAut.) 4P | 46.800 | 51.500 | 10 |
FIAT STRADA (C.S) WORKING 1.4 8v 2P | 32.000 | 35.200 | 10 |
FOX 1.0 TEC 8V 4P | 32.000 | 35.200 | 10 |
COBALT SEDÃ LS 1.4 8v 4p | 39.100 | 43.000 | 10 |
Veja a lista dos 40 carros que mais subiram e caíram de preços no trimestre
Clique para acessar conteúdo externo
Alta de 1,6% num mês
Março registrou o maior aumento real de preço no mercado de carros novos. Na média houve uma alta de 1,6%, sendo que algumas marcas ficaram bem mais caras. Caso da Jac, cujos modelos subiram, em média, 5,4% no mês. A Land Rover teve alta de 4,3% e outras seis marcas tiveram aumentos acima dos 3%.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.