Topo

Preço da moto subiu até abril mais do que em todo o ano passado

Joel Leite

26/05/2014 17h32

– Aumento foi de 0,87% no quadrimestre, contra 0,78% em 2013.
 

Mesmo com as vendas em baixa, os preços das motocicletas continuam subindo nas vendas ao varejo. O Preço de Verdade da moto 0km, isto é, o preço realmente praticado no mercado, subiu 0,87% nos quatro primeiros meses deste ano, conforme o índice Autoinforme/Molicar. Para você ter uma idéia da importância desse aumento, basta dizer que ele é maior do que todo o aumento de preço registrado no ano passado. E ele reforça a tendência de aumento iniciada no ano passado, depois de três anos de queda.

O estudo, feito com os preços praticados de motos zero quilômetro nas concessionárias de todas as marcas – fabricadas no Brasil e importadas – indica que o consumidor está absorvendo os aumentos, mesmo com um mercado onde a oferta é maior do que a procura: as vendas internas, que chegaram a 1,940 milhão de unidades em 2011, sofreram queda em 2012 (1,637 milhão) e 2013 (1,515 milhão).

 

A Dafra foi a marca que teve a maior alta de preço no quadrimestre, + 7,38%, seguida por Suzuki, com + 6,10% e a Harley-Davidson, com alta de 4,09% . Evolução dos preços por marca Janeiro-abril de 2014.

A alta de preço no setor só não foi maior porque as marcas com maior participação tiveram queda no período.

A Yamaha foi a marca que mais caiu, com – 2,19% de janeiro a abril; a Kawasaki veio a seguir, com queda de 1,16% e logo depois a Honda, com -1,01%. O comportamento dos preços da Honda, dona de 80% do mercado, foi determinante para a queda expressiva no primeiro quadrimestre de 2013. Triunph (-0,58%) e BMW (-0,88%) também tiveram queda de preço no período.

A moto que mais subiu de preço este ano foi a Suzuki Burgman 650, com alta de 19% e a que mais caiu foi a Yamaha XT 1200 Z Super Tenere, com queda de 18% nos quatro primeiros meses do ano.

Veja a lista das motos que mais caíram de preço e as que ficaram mais caras em 2014.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Preço da moto subiu até abril mais do que em todo o ano passado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento