O Neymar de cada marca
Joel Leite
25/06/2014 14h08
— Assim como na Seleção Brasileira, as marcas de carros têm o seu craque de vendas, que muitas vezes carregam o time nas costas.
Clique para acessar conteúdo externo
Não há quem não concorde que a Seleção Brasileira nesta Copa 2014 é muito dependente de Neymar. O ideal seria um time inteiro de craques, para que Felipão pudesse prescindir de um ou outro jogador e ainda assim manter o bom desempenho da equipe.
Clique para acessar conteúdo externo
Mas que mal há em você ter uma estrela em seus quadros? Na indústria automobilística é a mesma coisa: as marcas oferecem muitas opções de carros em vários segmentos, mas todas elas têm o seu Neymar, aquele modelo que faz a diferença nas vendas no fim do mês.
Clique para acessar conteúdo externo
O Gol, o maior craque do mercado de carros é o Neymar da Volkswagen. Ele representa nada menos do que 30,3% de todas as vendas da marca no Brasil (15.185 unidades em maio). Claro que, assim como no futebol, as montadoras renovam os seus produtos, mas até que um Up se torne titular absoluto, o velho Gol é que continua carregando o time nas costas. A Volks tem mais dois entre os 11 titulares: o Fox (9º colocado) e o Voyage (11º).
Clique para acessar conteúdo externo
A Fiat tem um time poderoso, com pelo menos quatro bons de bola. Além do Palio (26,6% das vendas da Fiat e segundo colocado em maio) são titulares absolutos a picape Strada (3º lugar), o Siena (8º) e o Uno (10º), todos na lista dos onze melhores.
Clique para acessar conteúdo externo
O Neymar da GM é o Ônix, número 4 do ranking, responsável por 24% das vendas totais da marca no mercado interno. O craque da Renault é o número 6 Sandero, que vende quase a metade de todos os carros da marca no Brasil: 45,8% em maio.
Clique para acessar conteúdo externo
Completam o time titular o número 5 Fiesta (45% das vendas da Ford), e o número 7 HB20, responsável pela metade de todas as vendas da Hyundai no Brasil (exatamente 49,7%).
Clique para acessar conteúdo externo
Como se vê, não há nenhum estrangeiro na seleção, mesmo considerando os 23 melhores: todos são fabricados no Brasil (veja a lista do banco de reservas). No entanto, a origem da nossa seleção é toda estrangeira: no time titular são quatro italianos, três alemães, um francês, um coreano e dois dos Estados Unidos. Considerando a lista dos 23, temos ainda os japoneses.
Clique para acessar conteúdo externo
O craque da Peugeot vale mais do que um Neymar: o 208 é o dono absoluto do time, com 68% das vendas da marca. O XC60 é também o craque da Volvo, com 64,9% das vendas, assim como Evoque (62,4% das vendas da Land Rover) e o C3 (51,4% das vendas da Citroën).
Clique para acessar conteúdo externo
Isso sem contar algumas marcas onde o craque tem quase a totalidade das vendas – casos do Grand Cherokee (85,9% das vendas da Jeep), o Journey (77,6% da Dodge), X60 (99,5% da Lifan).
Clique para acessar conteúdo externo
Esse levantamento considera os 130 carros e comerciais leves mais vendidos em maio de 2014.
Os 11 "titulares"
Ranking dos carros mais vendidos em maio
MODELO | UNIDADES | |
1º | Gol | 15.185 |
2º | Palio | 14.910 |
3º | Strada | 12.610 |
4º | Onix | 11.696 |
5º | Fiesta hatch | 10.976 |
6º | Sandero | 9.901 |
7º | HB20 | 9.756 |
8º | Siena | 8.980 |
9º | Fox | 8.013 |
10º | Uno | 7.873 |
11º | Voyage | 7.591 |
Clique para acessar conteúdo externo
Os 12 "reservas"
MODELO | UNIDADES | |
12º | Prisma | 7.355 |
13º | Saveiro | 7.315 |
14º | UP | 5.744 |
15º | Corolla | 5.741 |
16º | S10 | 5.016 |
17º | HB20S | 4.954 |
18º | Civic | 4.702 |
19º | Ecosport | 4.541 |
20º | Classic | 4.500 |
21º | Celta | 4.423 |
22º | Logan | 4.084 |
23º | Fit | 4.030 |
Os mais vendidos em maio de 2014 e sua participação nas vendas da marca
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.