Topo

Start stop reduz até 20% de consumo no Uno 2015

Joel Leite

04/09/2014 14h37

— Carro ganha novo visual e sistema que reduz consumo e emissões

Clique para acessar conteúdo externo

O Uno, lançado em 1984, chegou com um desenho revolucionário, projetado para ter um tempo de vida muito maior do que os seus concorrentes. A proposta era ele sobreviver pelo menos dez anos sem sofrer mudanças estéticas profundas. Pois ficou 26 anos com a mesma cara; só ganhou uma nova geração em 2010, que passou a ser chamar Novo Uno e agora foi remodelado e voltou a ser chamar Uno. Mas a versão de entrada, a Vivace, não teve alteração, mantém a carroceria velha, do "novo Uno". Entendeu? O Novo Uno é o velho e o novo é o Uno.

Clique para acessar conteúdo externo

As mudanças não são profundas, mas perceptíveis, e segundo a Fiat suficientes para manter a sua galinha dos ovos de ouro faturando alto: sempre entre os três ou quatro mais vendidos do mercado, o Uno responde por 24% de todas as vendas dos hatchs pequenos. Nada mal para um carro que completa 30 anos de vida. Por isso mesmo foi escolhido para estrear um equipamento inédito em carros fabricados no Brasil, o sistema que desliga o motor quando o carro para – no farol ou no trânsito – reduzindo o consumo de combustível a as emissões de poluentes.

Clique para acessar conteúdo externo

O start stop vai equipar a versão Evolution 1.4, que custa R$ 36.650,00. Mas o impacto do equipamento no preço é de apenas R$ 800,00, pouco levando em conta que o sistema, desenvolvido pela Bosch, exige uma bateria especial, de 75 amperes, mudança de chicote, central de ignição e um motor de arranque 30% mais potente. Além de oferecer um diferencial importante para o consumidor, o start stop é parte das ações em relação às exigências do Inovar Auto para a redução de emissões.

Clique para acessar conteúdo externo

Segundo a Fiat, o sistema "para e anda" proporciona uma redução de consumo de "até 20%". "Até", significa que pode ser menos, dependendo do trânsito e do número de semáforos que o motorista vai enfrentar no seu trajeto. Para não ficar no liga-e-desliga em trânsito pesado, o motor só desliga quando, nessa situação, o carro passar de sete quilômetros por hora. Se o start stop estiver no limite da sua operação, se a bateria estiver com menos de 75% da capacidade, o sistema não desliga o motor, para evitar que o motorista tenha algum problema na partida. Em condições normais, o tempo do acionamento da partida quando o motorista pisa no acelerador é de 0,4 segundos.

Clique para acessar conteúdo externo

Mas enquanto equipa uma de suas versões com item moderno e de alta tecnologia como o start stop, a Fiat ainda mantém equipamentos obsoletos na versão de entrada, Vivace, como direção sem sistema hidráulico e vidros acionados de forma manual. A propósito, a maioria das montadoras não equipa seus carros de entrada com vidros elétricos e direção hidráulica, além de outros equipamentos básicos, com o objetivo de reduzir os custos de produção e colocar o produto com um preço mais atrativo no mercado.

Clique para acessar conteúdo externo

O que mais chama a atenção no Uno 2015 são os novos conjuntos de luzes, nos faróis e nas lanternas traseiras; o carro tem para choques novos, ponteira dupla de escapamento, rodas e pneus com maior resistência á rodagem.

Clique para acessar conteúdo externo

Internamente, o Uno ganhou acabamento diferenciado das portas e o painel de instrumentos é novo. O câmbio dualogic, disponível nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4, é acionado por teclas, tecnologia adaptada da Ferrari. A troca manual pode ser feita pelas por borboletas no volantes.

Clique para acessar conteúdo externo

A versão Vivace é a única com opção de duas portas (R$ 26.370,00) e com quatro portas custa R$ 28,5 mil, ambas com motor 1.0, que também equipa a versão seguinte, a Atractive, que custa R$ 30.990,00.

Clique para acessar conteúdo externo

A versão Way é a única que tem duas opções de motorização: o 1.0 custa R$ 30.990,00 e o 1.4 custa R$ 34.990,00 (R$ 37.970,00 com câmbio dualogic).

Clique para acessar conteúdo externo

O Uno Evolution com start stop será vendido por R$ 34.990,00 e o Sporting por R$ 36.650,00 (R$ 39.630,00 com câmbio dualogic).

Veja os equipamentos de série e opcionais disponíveis em cada versão

Joel Leite, de Buenos Aires

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Start stop reduz até 20% de consumo no Uno 2015 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento