Topo

Onix é o carro com maior valor de revenda

Joel Leite

28/11/2014 13h00

Hatch da GM é o carro que menos perde valor depois de um ano de uso

Clique para acessar conteúdo externo

Não há dúvidas de que os aspectos subjetivos são determinantes na compra de um carro e que o consumidor acaba se deixando levar pela emoção. Não fosse assim, para que tanto investimento em mensagens subliminares nas propagandas?

Mas por mais que o coração seja determinante na decisão de compra, o consumidor sempre leva em conta os aspectos racionais. Afinal, não é a toda hora que ele investe uma pequena fortuna num bem de consumo. Qualquer que seja a categoria do carro e o poder aquisitivo da pessoa, trata-se sempre de uma operação dolorida para o bolso.

Clique para acessar conteúdo externo

Atributo dos mais importantes para o consumidor, o valor de revenda é muito considerado na hora da compra; em geral, os modelos pequenos e com grande volume de venda são os menos depreciados, mas há exceções.

O índice Autoinforme/Molicar registrou uma depreciação média no mercado de 14,4%. Esse é o percentual que o carro vendido no Brasil perde depois de um ano de uso. Mas na hora de comprar é preciso saber qual é a depreciação de cada modelo, pois a diferença entre o primeiro e o último do ranking é muito grande.

Clique para acessar conteúdo externo

Com uma depreciação de apenas 8,5%, o Onix foi o carro que apresentou a menor depreciação no último levantamento e com isso ganhou a categoria principal e hatch do Prêmio Maior Valor de Revenda, que a Agência Autoinforme entregou nesta sexta-feira (28) para a diretoria da GM e a outras sete montadoras, que dividiram os outros 15 prêmios por categoria.  Veja como foi a festa de entrega dos troféus do prêmio Maior Valor de Revenda.

O hatch da GM venceu adversários como o Palio (-9,4%), Golf (-10,3%) e o Gol, que tem uma desvalorização de 10,5% no primeiro ano de vida. Todos esses modelos tradicionalmente estão entre os menos desvalorizados.

Clique para acessar conteúdo externo

Não é honesto comparar, no entanto, um carro de massa, de baixo custo, com um luxuoso ou um esportivo, cuja proposta é totalmente diferente. Por isso elegemos também o campeão de cada segmento, onde o carro é comparado diretamente com seus pares.

Assim, temos mais 15 campeões e o resultado mostra que a Fiat teve o maior número de vencedores: ganhou na categoria de Entrada, com o Palio Fire, com uma depreciação de 10,9%. Na categoria hatch premium o vencedor foi o Cinquecento (-12,4%), a perua vencedora foi a Palio Weekend (-13,8%) e nas picapes pequenas a Strada, que perde 11,2% do seu preço depois de um ano de uso.

Clique para acessar conteúdo externo

Além do Onix, campeão geral e também líder na categoria dos hatchs, a GM emplacou mais um vencedor, a Spin, no segmento de minivans, com uma depreciação de 12,7%, na frente de Doblò e Livina.

A Volkswagen ganhou na categoria hatch médio, com o Golf, que perdeu 10,3% nos últimos doze meses; a Ford venceu em duas categorias: na sedã grande, com o Fusion (-13,1%) e na de utilitário esportivo compacto, com o Ecosport, com -11,1%.

Clique para acessar conteúdo externo

Com uma depreciação de apenas 11,7%, o Fit é o carro com maior valor de revenda na categoria dos monovolumes. A Honda emplacou também a vitória do CRV entre os utilitários esportivos (- 11,9%) e a outra japonesa, a Toyota, venceu nas categorias sedã médio, com o Corolla, que depreciou 12,7% e na picape média, com a Hilux, que perdeu 13,4%, após um ano de uso.

Com um prêmio cada uma, Hyundai e Renault fecham a lista dos ganhadores. A coreana vence na categoria sedã pequeno, com o HB20s, que perdeu 11,6% após um ano de uso e a Renault ganhou na categoria Comercial, com o Master (-10,7%).

Clique para acessar conteúdo externo

Ônix ameaça o Gol

Depois de perder a liderança do ano para o Palio, o Gol pode ser ameaçado também pelo Onix, que além de ter o melhor valor de revenda do mercado, já vende mais que o Gol em alguns meses do ano, como em outubro.

No prêmio Maior Valor de Revenda, o Onix concorreu com HB20, Gol, Sandero, Etios, Palio, New Fiesta, Uno, Fox, Punto, Peugeot 208, C3, March, Agile, Celler e o J3. O segundo lugar da categoria ficou para o Palio (-9,4) e o terceiro para o Gol (-10,5).

Clique para acessar conteúdo externo

O Onix é o que mais vende entre os seus concorrentes, no mês de outubro ele foi o segundo carro mais vendido no Brasil com 13.590 unidades e o primeiro entre os seus concorrentes. O Gol, que foi líder de vendas durante 27 anos, vendeu 12.416 carros, aproximadamente mil carros a menos que o hatch da GM.

Pelo número de vendas, fica claro que o carro caiu no gosto do brasileiro e a Chevrolet acertou no desenho e tamanho do carro, além de oferecer diversos itens de conforto e segurança.

Clique para acessar conteúdo externo

Na versão topo de linha, a LTZ, o carro tem: para-choque exclusivo com farol de neblina, rodas aro 15, acabamento diferenciado nos faróis, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de sete polegadas, vidros elétricos, direção elétrica com ajuste de altura, computador de bordo, retrovisores externos na cor do carro, entre outros.

Internamente o plástico é predominante no acabamento, mas a aparência dele é de um material de boa qualidade, os botões no painel são bem posicionados e o acesso é fácil para o motorista.

Veja o campeão de cada categoria

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Onix é o carro com maior valor de revenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento