Só 12 marcas têm mais de 1% do mercado
Joel Leite
18/12/2014 17h38
As 12 mais vendidas respondem 96,3% das vendas; veja os quatro grupos de marcas no Brasil segundo a sua participação no mercado
A luta para conquistar uma fatia do apetitoso mercado brasileiro de veículos configurou neste ano de 2014 quatro grupos distintos de marcas em relação ao seu peso no mercado.
São eles:
1) Os líderes: formado pelas três grandes, que vendem acima de 15%: Fiat, GM e Volkswagen.
2) Os intermediários: formado pelas marcas que conquistaram entre 5% e 10%: Ford, Hyundai, Renault e Toyota.
3) Os pontuados: formado pelas marcas que obtiveram acima de 1% das vendas e até 4,9% no acumulado de janeiro a novembro deste ano: Honda, Nissan Mitsubishi, Citroën e Peugeot.
4) Menos de 1%: 28, das quarenta marcas do mercado, não chegaram a 1% das vendas (veja o ranking).
Num mercado que vai fechar com cerca de 3,3 milhões de carros e comerciais leves, e configurando-se como o quinto maior do mundo, qualquer fração de percentual em participação significa ganhos importantes de volume e faturamento. Assim que a maioria das 28 marcas que nem mesmo obtendo 1% de participação, deve fechar o ano satisfeita com o desempenho de vendas.
Para você ter uma ideia da importância que é tem uma fração de vendas num mercado como o brasileiro, basta dizer que sobram para essas 28 marcas apenas 3,7% do mercado e mesmo assim muitas delas estão fechando o ano com resultados altamente positivos e se destacando no cenário mundial na marca.
A Kia tem apenas 0,7% das vendas, enquanto Mercedes-Benz ficou com 0,6%, BMW e a Audi 0,4% e a Land Rover com apenas 0,2%.
Chery tem 0,3%, Lifan e Suzuki 0,2%.
Dados acumulados janeiro-novembro
Grupo 1 – Mais de 15%
Fiat | 631.230 | 21,2% |
GM | 520.656 | 17,5% |
Volkswagen | 515.485 | 17,3% |
Grupo 2 – Entre 5% e 10%
Ford | 271.195 | 9,4% |
Hyundai | 211.644 | 7,1% |
Renault | 207.263 | 7,0% |
Toyota | 173.767 | 5,8% |
Grupo 3 – Entre 1% e 4,9%
Honda | 120.998 | 4,1% |
Nissan | 63.660 | 2,1% |
Mitsubishi | 53.021 | 1,8% |
Citroën | 49.527 | 1,7% |
Peugeot | 37.184 | 1,2% |
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.