Topo

Em ano de baixa, consórcios crescem 8,5%

Joel Leite

26/01/2015 18h34

Enquanto as vendas de carros caíram 6,9%, participação do consórcio subiu de 13,5% para 17,1%

Clique para acessar conteúdo externo

Se não fossem os consórcios, as vendas de carros provavelmente cairiam mais do que os – 6,9% registrados no balanço de 2014 (veja matéria), pois essa modalidade de compra cresceu 8,5% no ano.

Em 2013 os consórcios representavam 13,5% do total comercializado e no ano passado passaram a representar 17,1% (aumento de 27% na participação), segundo os números da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios).

O número de contemplados (consorciados que tiveram possibilidade de comprar bens) foi de 468,5 mil no ano passado, contra 397 mil em 2013. Esse foi o grande fator de aumento da participação dos consórcios no mercado.

"O consórcio ajuda as pessoas que se programam para comprar um bem com valor alto e ajudam a aumentar as vendas totais do mercado brasileiro", afirma o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.

Mas as vendas de novas cotas sofreram queda de 3,5%, foram 898,5 mil ano passado, contra 931,5 mil em 2013. Quer dizer, um número menor de consumidores se interessou no sistema de consórcios no ano passado, o que, a propósito, não afetou o crescimento do sistema, pois o número de contemplações cresceu e ampliou as vendas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em ano de baixa, consórcios crescem 8,5% - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento