Topo

Pirelli usa casca de arroz na produção de pneus

Joel Leite

19/02/2015 14h44

– A tecnologia reduz a emissão de CO² e aumenta o uso de fontes renováveis

No Brasil tem pneu sendo produzido até com cinza da casca de arroz queimada. Mais de um milhão de pneus para carros e caminhões foi fabricado a partir da sílica extraída do arroz. A Pirelli é a responsável pela tecnologia, pioneira e dona da patente desde 2009.

A sílica substitui o negro de fumo (derivado do petróleo para deixar a borracha mais resistente) na produção de um pneu, e gera maior resistência a lacerações e menor resistência ao rolamento, visando menor consumo de combustível.

Outras vantagens do uso deste tipo de sílica é a redução na emissão de CO2, na hora de extrair o material da cinza da casca de arroz queimada, em comparação com a extração da sílica de origem mineral.

Outro ponto positivo desta sílica é que a sua matéria-prima é extraída de um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Para cada quilo de arroz, a Pirelli consegue extrair 30 gramas de sílica com a casca do arroz queimada.

Atualmente os pneus produzidos no Brasil têm cerca de 20% de materiais renováveis, com o uso dessa sílica, a Pirelli chegou a 23%.

A Pirelli tem uma fábrica só para produzir esta sílica, na cidade de Meleiro, em Santa Catarina, com capacidade para 100 toneladas de sílica por mês.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pirelli usa casca de arroz na produção de pneus - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento