Topo

Bicicleta conectada alivia a tensão no trânsito

Joel Leite

09/03/2015 13h01

– Ford apresenta bicicletas elétricas no Congresso Mundial de Mobilidade

A Ford apresentou no Congresso Mundial da Mobilidade, em Barcelona, no seu plano global de mobilidade, a bicicleta elétrica como coadjuvante ao transporte público, com o objetivo de tornar os deslocamentos nos centros urbanos mais fáceis e rápidos.

A bicicleta no trânsito faz parte do plano da empresa de inovação focada em conectividade e mobilidade, para "transformar o modo como o mundo se move".

A empresa estimulou seus funcionários em todo o mundo a apresentar projetos de bicicletas elétricas, sendo que os protótipos apresentados em Barcelona estão entre os mais de 100 modelos apresentados.

Para Barb Samardzich, da Ford Europa, o plano busca o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes com o objetivo de eliminar, ou pelo menos reduzir, a preocupação e a ansiedade no trânsito e consequentemente melhorar a vida nas nos centros urbanos.

"Mudar o modo como pensamos e nos comportamos é essencial para garantir a liberdade de movimento das pessoas", disse o executivo.

Os problemas de trânsito e viagens longas têm um impacto econômico e social significativo nas grandes cidades. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido mostra que cada minuto a mais numa viagem afeta a ansiedade, felicidade e bem-estar das pessoas.

Dados da Comunidade Europeia indicam que os congestionamentos custam cerca de 100 bilhões de euros por ano para os países do bloco.

Uma das bicicletas apresentadas em Barcelona é destinada ao uso urbano; ela se dobra e é guardada facilmente, permitindo ao passageiro estacionar com facilidade ou carregá-la no ônibus ou no metrô.

A outra, construída por uma equipe da Ford, é para uso comercial urbano, como correios, eletricistas e pequenas entregas.

Ambas têm motor de 200 watts e bateria de 9 Ah que permitem velocidade de até 25 km/h. Têm um aplicativo compatível com o Iphone 6, que fornece informações em tempo real de navegação. Uma vibração na manopla avisa o ciclista quando virar, sendo que o pisca é acionado automaticamente. O aplicativo identifica caminhos melhores para bicicletas, riscos, alertas e será capaz de se comunicar com outros veículos.

Um sensor alerta o ciclista quando um veículo vai ultrapassar e também alerta os motoristas da presença da bicicleta acendendo uma luz e traz ainda informações sobre condições do tempo, custos de estacionamento e estações de carregamento.

Ao indicar o destino, o aplicativo mostra uma lista dos possíveis trajetos e dá instruções de navegação. Isso pode incluir pedalar até uma estação de trem, levar a bicicleta no trem e em seguida pedalar até o destino final. O aplicativo também atualiza a rota se as circunstâncias mudarem: se, por exemplo, um serviço de trem for cancelado, ele pode recomendar a viagem por carro.

"Ser capaz de se mover facilmente entre carros, ônibus, trens e e-bikes e reagir a mudanças no trânsito pode fazer uma grande diferença, tanto para os passageiros como para quem fornece produtos, serviços e cuidados de saúde." disse Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bicicleta conectada alivia a tensão no trânsito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento