Honda é a marca que mais cresce no ano
Joel Leite
25/05/2015 18h42
– As três grandes foram as que mais perderam
Graças principalmente ao sucesso que o HR-V vem experimentando nesses dois primeiros meses após o seu lançamento, a Honda obteve o melhor desempenho de vendas este ano, entre todas as marcas nacionais e importadas que atuam no País.
De janeiro até a última sexta-feira a marca japonesa vendeu 55.739 unidades, contra 47.559 no mesmo período do ano passado, o que lhe rendeu um aumento de participação de 1,7%. A empresa tinha 3,8% no ano passado e agora tem 5,5%.
Toyota (+1,5%), Ford (+1,4%) e Hyundai (+1%) também tiveram aumentos de participação bastante expressivos.
Outras marcas que obtiveram crescimento foram Nissan, Jeep, Mercedes-Benz, Audi, Renault e BMW. Observe que, com exceção da Renault e da Ford, todas as marcas que cresceram atuam apenas no segmento médio e premium.
Já as que mais perderam este ano foram as marcas de grande volume, que atuam principalmente no segmento de entrada, onde estão os carros mais baratos.
A Fiat foi a que mais perdeu: tinha 22% e neste ano está com apenas 18,9%. A Volkswagen perdeu 1,8% e a GM 0,9% do bolo do mercado.
Apenas na última sexta-feira, com atraso de 18 dias em relação ao ano passado, as vendas atingiram um milhão de unidades no mercado interno.
Veja as 40 marcas que mais ganharam e mais perderam participação este ano
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.