Topo

Jovens não veem o carro como prioridade

Joel Leite

18/09/2015 10h48

– Pesquisa revela que automóvel não é mais "símbolo da liberdade". 59% nem tem CNH

Um levantamento feito pelo jornalista Lupércio Thomaz junto a jovens na faixa de 18 a 25 anos, mostrou que o desejo de ter um carro, que antigamente era premente para o menino que atingia a maioridade, não está nas prioridades das novas gerações.

A Carteira de Habilitação era como um passaporte para a idade adulta. Um rito de passagem. Pois a pesquisa, feita junto a universitários da USP nos campus de São Paulo e de Ribeirão Preto, mostrou que 59% (a maioria) sequer tem carteira de habilitação.

Outro dado revelador da mudança de comportamento dos jovens em relação ao automóvel é que 51% enxergam o carro apenas como meio de transporte e apenas 18% o vêm como símbolo de liberdade. Liberdade de ir e vir.

O levantamento confirma pesquisas anteriores feitas em muitos países, que indicam essa mudança de comportamento.

Antes de escolher marca, modelo, potência, desenho, o jovem hoje procura o carro conectado, aquele que lhe permite estar integrado no mundo pela internet.

O carro pelo carro já não provoca tanta satisfação como antes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovens não veem o carro como prioridade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento