Topo

Quinzena aponta para o pior dezembro desde 2008

Joel Leite

16/12/2015 14h04

– GM está na frente da Fiat e Ônix deve fechar o ano na liderança

Se alguém tinha alguma esperança de que dezembro poderia ser o mês da recuperação nas vendas de veículos, o balanço da primeira quinzena mostra que não será ainda desta vez que o mercado vai dar uma respirada.

Ao contrário: tradicionalmente o melhor mês do ano, desta vez dezembro caminha para um fiasco. As vendas diárias na primeira quinzena não passaram de 9.430 unidades, número pior do que novembro e 40% abaixo do registrado no mês de dezembro de 2014.

A primeira quinzena fechou com vendas totais (carros e comerciais leves) de 103.750 unidades; repetido o mesmo desempenho na segunda quinzena, o mês fecha com pouco menos de 210 mil carros, o que seria o pior mês de dezembro desde 2008, o ápice da crise mundial.

No ano, a previsão fica em torno de 2,470 mil unidades, contra 3.328.612 no ano passado.

A GM está na frente da Fiat na quinzena, com 17,9% de participação, contra 15,7% da italiana. Volkswagen tem 13,2% e a Hyundai aparece em quarto lugar, com 8,6%, passando a Ford, que tem 8% (veja a lista das 30 marcas mais vendidas na quinzena)

No ranking por modelo, o Ônix está na frente, colocou mais de 1,5 mil carros na frente do Palio só na quinzena, o que indica que vai fechar 2015, pela primeira vez, como o carro mais vendido no Brasil.

Depois do Palio aparece o HB20 em terceiro, o Prisma em quarto e o Gol em quinto.

Veja a lista dos 50 carros mais vendidos na quinzena.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quinzena aponta para o pior dezembro desde 2008 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento