Setor de seminovos comemora crescimento de 33,6%
Joel Leite
08/01/2016 18h08
– Carros com até três anos foi a alternativa do consumidor diante da falta de confiança na economia
Num ano em que as vendas de veículos novos tiveram uma das maiores quedas da história (-25,6% – veja matéria), o setor de usados só tem a comemorar: foram vendidos nada menos do que 13.357.296 carros usados em 2015, volume parecido com o do ano anterior (13.360.306), com um aumento residual de 0,02%.
Manter o volume de vendas num ano tão difícil como 2015 já é motivo de comemoração, mas se o foco for o segmento de carros seminovos (com até três anos de uso), aí sim é só alegria. As vendas de carros seminovos tiveram um aumento de 33,6% no ano passado, com um volume total de 4.035.316 unidades entre todos os segmentos (carros, comerciais e motos), contra 3.019.558 unidades vendidas em 2014.
Qual a razão de uma discrepância tão grande entre os seminovos e os outros segmentos (novos, usados e velhinhos: veja abaixo quanto cada um caiu no ano)? O medo.
Diante das incertezas da economia, o consumidor resolveu segurar o dinheiro. Optou pelo usado em detrimento do OK, desembolsando menos dinheiro e adiando a compra do zero. Do ponto de vista financeiro foi uma boa alternativa: investiu num carro já depreciado e fez uma poupança para um futuro incerto, procedimento que confirma a tese de que o País viveu (e vive) uma crise de confiança e não exatamente de dinheiro.
Outro elemento que corrobora com a tese é que milhares de cartas de créditos de consórcios contemplados não foram utilizadas por seus portadores, que estão adiando a compra esperando um momento mais favorável do mercado.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.