Topo

Bicicleta é para pobre trabalhar

Joel Leite

06/04/2016 15h09

– Pesquisa derruba a idéia de que quem usa a magrela é a classe média para passear: maioria usa como condução 

Uma pesquisa feita pela ONG Transporte Ativo, em parceria com outras entidades e divulgada pelo Nexo Jornal, traz um retrato sobre o usuário de bicicleta no Brasil e derruba a idéia difundida por muita gente de que quem usa a bici é a classe média e para passear.

O levantamento mostra que, ao contrário, o maior usuário desse tipo de transporte é o pobre (a maioria dos ciclistas tem renda de até três salários mínimos) e o uso é como meio de transporte diário, para ir ao trabalho.

Em algumas cidades, como Aracaju e Recife, mais de 70% dos ciclistas têm rendimento mensal de até dois salários mínimos. E na média nacional, o ciclista brasileiro faz trajetos que duram de 10 a 30 minutos e nesse tempo andam entre três e oito quilômetros.

Outra constatação é de que mais da metade dos ciclistas usa a bicicleta entre cinco e sete dias por semana, quer dizer, um uso constante, regular.

O levantamento foi feito com cinco mil ciclistas em dez cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador e São Paulo.

Falta ainda uma pesquisa mais abrangente, que inclua cidades pequenas, onde a bicicleta tem uma presença ainda mais importante na mobilidade. Algumas cidades têm uma dependência quase total da bicicleta.

Brasília é a cidade pesquisada que mais faz uso combinado bicicleta/outros meios de transporte, o que incentiva ainda mais o uso da bici.

O Rio de Janeiro é a prova de que infra estrutura incentiva o uso da bicicleta. Com 400 km de ciclovia, os ciclistas cariocas são os que usam a bici com mais freqüência: 81% usam a magrela pelo menos cinco dias por semana em trajetos de até 30 minutos.

São Paulo tem um número menor de usuários, mas eles trafegam longas distâncias: 1/3 dos ciclistas pedalam de 30 minutos a uma hora por dia.

A pesquisa revelou também que está crescendo muito o número de usuários de bicicleta em todo o Brasil, mais acentuadamente nos grandes centros urbanos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bicicleta é para pobre trabalhar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento