Proposta para aumentar mortes no trânsito?
Joel Leite
28/09/2016 13h36
Muita gente acha que a definição de velocidade máxima nas vias é aleatória, que depende do humor das autoridades de trânsito.
Na verdade, a velocidade de circulação dos veículos depende de estudos onde são levadas em conta características da via e a quantidade de carro, como também o relevo do terreno e as características físicas da pista. São observados também cruzamentos, travessas, escolas, equipamentos públicos em geral.
Mas a principal observação é o hábito dos motoristas: a princípio, a velocidade ideal é aquela praticada por 85% dos veículos naquela via.
Outro critério para estabelecer a velocidade máxima é a orientação das Nações Unidas, que tem como objetivo fazer os países associados tomarem medidas para a redução dos acidentes de trânsito
A ONU determina que a velocidade máxima nos centros urbanos seja de 50km/h. Veja a velocidade praticada em algumas cidades do mundo
A velocidade é um dos cinco fatores de risco responsáveis por mortes e lesões no trânsito e que devem ser priorizadas. Ou outros são:
O uso do capacete para motociclistas
A não associação de bebida alcoólica e direção
O uso do cinto de segurança
O uso de cadeirinhas para o transporte de crianças
O Brasil recebeu classificação positiva nesses quatro itens, mas foi reprovado no quesito "limite de velocidade urbana de 50 Km/h", onde não atende a recomendação da OMS.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 59 países já implantaram o limite de 50 km/h nos centros urbanos.
E agora que cidades brasileiras começam a implantar o limite estabelecido pela ONU, candidatos em várias cidades PROMETEM em campanha que vão AUMENTAR a velocidade. Como a redução da velocidade em São Paulo comprovadamente provocou diminuição de acidentes e mortes, aumentar a velocidade é propor o aumento das ocorrências.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
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