Pequena melhora não garante crescimento
Joel Leite
21/11/2016 17h27
– Média diária de vendas é a segunda do ano, mas (com apenas vinte dias), mês deverá ser fraco.
Mesmo em mês de Salão do Automóvel, onde as novidades atraem o consumidor e montadoras aproveitam a exposição para vender (veja matéria), as vendas ao mercado interno não reagiram como o esperado pelos fabricantes e importadores. O pequeno aumento nas vendas diárias registrado até a semana passada é tão pequeno que não dá para comemorar, até porque isso não deve influir no fechamento do mês, uma vez que novembro tem apenas 20 dias úteis.
Até aqui foram 8.242 carros por dia, a segunda melhor média do ano (julho teve 8.324/dia), o que supõe um volume abaixo das 170 mil unidades no mês.
A GM mantém a liderança, com quase 20% das vendas (veja ranking parcial), seguida pela Fiat e a Hyundai se consolida na terceira posição, já que Volkswagen e Ford ainda não se recuperaram: permanecem em quarto e sexto lugar, respectivamente, tendo entre elas a Toyota, em quinto lugar;
Vendas por marca
1 a 18 novembro 2016
Pos. | Marca | Unidades | Part. % |
1º | GM | 19.620 | 19,8 |
2º | Fiat | 15.500 | 15,7 |
3º | Hyundai | 10.746 | 10,9 |
4º | Volkswagen | 8.811 | 8,9 |
5º | Toyota | 8.755 | 8,9 |
6º | Ford | 8.144 | 8,2 |
7º | Renault | 8.086 | 8,2 |
8º | Honda | 5.772 | 5,8 |
9º | Jeep | 3.171 | 3,2 |
10º | Nissan | 2.887 | 2,9 |
11º | Peugeot | 1.298 | 1,3 |
12º | Citroën | 1.264 | 1,3 |
13º | Mitsubishi | 1.014 | 1,0 |
14º | Mercedes-Benz | 719 | 0,7 |
15º | Kia | 629 | 0,6 |
16º | BMW | 545 | 0,6 |
17º | Audi | 422 | 0,4 |
18º | Land Rover | 331 | 0,3 |
19º | Volvo | 180 | 0,2 |
20º | Suzuki | 165 | 0,2 |
Total | 98.900 |
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
O Mundo em Movimento
O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.