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Hyundai e Mercedes ganham o Selo Maior Valor de Revenda 2017

Joel Leite

27/06/2017 14h00

Scania, Fiat, Volkswagen, Renault e Volvo ganham o troféu por categoria. Evento de Veículos Comerciais premiou nove categorias de utilitários e caminhões

O Hyundai HR e o Mercedes-Benz Sprinter 415 foram os vencedores do Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais, que homenageia os veículos utilitários e caminhões que obtiveram em 2017 a menor depreciação de preço após três anos de uso: campeão da categoria Utilitários, o Hyundai HR perdeu apenas 15,2% do seu preço depois de três anos de uso, enquanto o caminhão semileve Sprinter 415 perdeu 15,9%.

A Certificação é feita pela Agência Autoinforme, com base na cotação Molicar e tem a parceria da Editora Frota (Revista Frota&Cia) e da Textofinal de Comunicação. A entrega dos prêmios foi realizada nesta terça-feira, 27, na sede do Setcesp, sindicato das empresas de transporte de carga de São Paulo, em Guarulhos, reunindo representantes de montadoras, importadoras, frotistas e dirigentes do setor.

Resultado do Estudo de Depreciação feito pela Agência Autoinforme com base na cotação da Molicar, o Selo Maior Valor de Revenda deste ano revelou que os segmentos de pesados (utilitários e caminhões) tiveram uma excelente performance de preço. O levantamento avaliou o comportamento dos 102 veículos comerciais mais vendidos no mercado brasileiro e as suas variações de preço nos últimos três anos.

Foram avaliados modelos das categorias Utilitário (furgoneta, furgão, camioneta e minibus) e Caminhões (caminhão semileve, leve, médio, semipesado e pesado), num total de nove premiações.

Embora o mercado de caminhões esteja sofrendo intensamente com a crise econômica, o setor tem dado provas do seu vigor; as montadoras têm mostrado um formidável desempenho no relacionamento com o cliente, conforme revelam índices de depreciação bastante baixos, com ganhos efetivos do consumidor no chamado custo de propriedade do veículo, tão importante principalmente para quem usa o veículo como ferramenta de trabalho.

Para chegar ao resultado final, o Estudo de Depreciação da Agência Autoinforme levou em conta os preços médios de veículos zero quilômetro praticados no primeiro quadrimestre de 2014, confrontados com a média de preços dos mesmos modelos em igual período de 2017. Foram excluídos do estudo os veículos cujo volume de licenciamento foi inferior a 50 unidades em 2016; da mesma forma, foram eliminados os modelos com menos de três anos de lançamento no mercado.

Os vencedores
Utilitários


Campeão geral: Hyundai HR, com depreciação de 15,2%.
Além de permanecer à frente no volume de licenciamentos no mercado nacional pelo décimo ano consecutivo, o modelo retomou a liderança no ranking dos utilitários de cargas mais valorizados, perdido para a Renault Master no ano passado. A capacidade de carga de 3,4 toneladas também é uma vantagem, uma vez que atende à legislação de tráfego urbano e cobertura de quatro anos de garantia de fábrica.

VENCEDORES POR CATEGORIA:


Furgoneta de Carga: Fiat Fiorino, com depreciação de 17,0%.
Com motor 1.4 Evo 8B de 85 cavalos na versão a gasolina, a Fiorino é líder de vendas em sua categoria há mais de 25 anos. Contribui para o sucesso do Fiorino, a reestilização feita no modelo em 2016, que conferiu ares de modernidade e leveza ao seu design, além da oferta de novos motores com três versões de potência e duas de combustível, freios ABS e airbags duplo e sistema multimídia, entre novas melhorias. Agora que o modelo passa a ostentar o título de Furgoneta de Carga de Maior Valor de Revenda, tudo indica que o Fiat Fiorino continuará reinando em seu mercado.


Furgão de Carga: Renault Master, com depreciação de 16,7%. Líder no segmento de veículos utilitários 0k, o modelo superou com facilidade seus principais concorrentes na categoria. Um veículo moderno, com baixo custo de manutenção, versátil, robusto e, além de tudo, com forte apelo no design.


Minibus: Mercedes-Benz Sprinter Van, com depreciação de 17,5%, leva o título de campeão dessa categoria pelo terceiro ano seguido. O modelo tem ampla versatilidade de aplicação, com versões para 9, 15, 17 ou 20 passageiros e um alto nível de segurança, graças às tecnologias disponíveis incluindo ESP Adaptativo 9i® com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBV, freios a disco em todas as rodas, airbag para motorista e acompanhantes da primeira fileira de bancos, ar condicionado, volante ajustável em altura e profundidade e volante multifuncional.

Caminhões

Campeão geral: Mercedes-Benz Sprinter 415, com depreciação de 15,9%. Ainda que muitos considerem o veículo como um utilitário, em verdade, tecnicamente é um caminhão, tanto na versão furgão ou chassi cabine, pelo fato de contar com 3.880 Kg de PBT. Já foram mais de 125.000 unidades do modelo comercializadas no mercado brasileiro, desde o seu lançamento há cerca de 20 anos. O caminhão é oferecido com três versões de entreeixos e diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 14 m³.

VENCEDORES POR CATEGORIA:

Caminhão Leve: Mercedes-Benz Accelo 1016, com 22,8% de depreciação. O sucesso do modelo tem inúmeras justificativas. A começar do motor Mercedes-Benz OM 924 LA, o mesmo que equipa os caminhões semipesados Atego de 17 toneladas, que se caracteriza pela robustez, resistência e durabilidade. Outro diferencial do Accelo 1019 são os intervalos maiores de troca de óleo, que ocorrem a cada 45.000 km no serviço severo, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão. Outra virtude importante é que o Accelo permite o uso da maior plataforma de carga entre os VUCs, de 5.480 mm de comprimento, mais de 20 cm em relação aos principais concorrentes.


Caminhão Médio: Volkswagen Costellation 15.190, com 22,9% de depreciação e pela primeira vez campeão em sua categoria. Muito utilizado no transporte de bebidas e no segmento atacadista, para entregas urbanas, entre outras aplicações, o VW Constellation 15.190 se destaca pela economia de combustível e o melhor TCO (Custo Total de Operação) do segmento, segundo o fabricante. O modelo vem equipado com o motor MAN D08 de 186 cavalos de potência e 700 Nm de torque, com tecnologia EGR que dispensa o uso do ARLA. A transmissão Eaton de 6 velocidades com acionamento a cabo proporciona mais conforto ao motorista e uma boa performance em operações urbanas.


Caminhão Semipesado: Scania P 310 8×2, com 21,1% de depreciação pelo segundo ano seguido. Parte do sucesso do modelo é a incorporação do quarto eixo original de fábrica, que oferece maior capacidade de carga em relação às tradicionais versões estradeiras 6×2 e 6×4. Enquanto a primeira pode levar até 29 de PBT, as segundas alcançam 23 t no máximo, ou seis toneladas a menos.


Caminhão Pesado: Volvo FH 540 6×4, com 24,5% de depreciação. O FH 540 6×4 conta com um potente motor de 540cv, o trem de força com caixa I-Shift e toda a tecnologia Volvo embarcada, aliada a uma cabine confortável e espaçosa, tem CMT acima de 70 toneladas e pode tracionar implementos na configuração bitrem e rodotrem.

SELO MAIOR VALOR DE REVENDA VEÍCULOS COMERCIAIS 2017

Utilitários de Carga – Campeão, Hyundai HR 15,2%
Camioneta de Carga – Hyundai HR 15,2%
Furgão de Carga – Renault Master Furgão 16,7%
Furgoneta de Carga – Fiat Fiorino Furgão 17,0%
Minibus Mercedes-Benz Sprinter Van 17,5%

Caminhões – Campeão, Mercedes-Benz Sprinter 15,9%
Semileve- Mercedes-Benz Sprinter 415 15,9%
Leve – Mercedes-Benz Accelo 1016 22,8%
Médio – Volkswagen Constellation 15190 22,9%
Semipesado – Scania P 310 8X2 21,1%
Caminhão Pesado – Volvo FH 540 6X4 24,5%

 

Joel Leite e José Augusto Ferraz

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Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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