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Ferraris, Lamborghini... um show de superesportivos

Joel Leite

25/09/2018 10h14

 

Maior rally de luxo do país, Dream Route põe F40 e F50 juntas e mais 50 raridades

 

O cenário das estradas que ligam Florianópolis, em Santa Catarina, a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, poderá surpreender os menos avisados na semana que vem. De quinta-feira (27) e domingo (31), a região vai receber a sexta edição do Dream Route, o maior rally de luxo da América Latina, com a presença de carros super esportivos raramente vistos, como várias versões de Ferrari (entre eles a F40 e a F50), Lamborghini, Mercedes-Benz, Audi, Porsche.

Serão mais de 50 superesportivos, sendo dez Ferrari, dois modelos da Aventador e dois da Gallardo, além de uma rara Lamborghini Diablo.

A Ferrari F50 é equipada com motor 4.7 V12 de 520 cavalos, capaz de atingir os 325 km/h. Foi apresentada em 1995 para comemorar os 50 anos da marca. Outra característica é o seu interior espartano, sendo o ar condicionado o único item de conforto. Som só do ronco do motor.

A capota da Ferrari F50 é rígida, algo que na época era uma novidade, e o motorista deveria escolher se sairia da garagem com ou sem capota, já que não havia espaço para levar o teto no carro. Com apenas 349 unidades, é um dos modelos mais cobiçados da marca.

O modelo que vai participar da Dream Route é ainda mais raro, uma pré-série, uma das três que existem no mundo. Segundo o proprietário, a F50 é o único carro do mundo até hoje que tem um motor de F1 espetado num carro de rua.

"É o mesmo motor da Ferrari de F1 da temporada de 1990, pilotada por Prost e Mansel. Juntos, naquele ano, eles venceram seis provas, e Prost foi vice-campeão", relembra.

O motor foi redimensionado para a F50, numa rotação menor. Mesmo assim é um canhão.

"Atinge potência máxima entre 8 mil e 8,5 mil giros. Mas eu já acelerei até 9 mil giros e ele não cortou", disse o empresário.

É um carro muito forte, leve, feito em fibra de carbono, pesa apenas 1200 quilos; é largo e baixo e tem uma ótima aerodinâmica, as asas o deixam grudado no chão. Em Interlagos, por exemplo, o traçado dele é completamente diferente

A F40 antecede a F50 e foi produzida entre 1987 e 1992 por ocasião dos 40 anos da Ferrari. As características são bem semelhantes, como o interior espartano, baixo peso, muita potencia e estilo.  A F40 teve também teve uma baixa produção, apenas 1.315 unidades, todas na cor vermelha.

Então o esportivo mais poderoso do planeta, podia alcançar máxima de 324 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.  Tudo fruto da mistura do baixo peso (1.100 quilos para um modelo de 4,36 m de comprimento) e do motor V8  central-traseiro, longitudinal, 2,9 litros, 32 válvulas, com dois turbos, com 478 cv.

A Ferrari F40 que vai participar do evento é uma das poucas que rodam no Brasil e quem cruzar com a Dream Route terá uma rara oportunidade de ver esse superesportivo de perto rodando ao lado de uma F 50. Show!

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Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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