Topo

Concessionária digital reduz custos e faz venda digital

Joel Leite

27/11/2018 17h38

Os espaços ocupados pelas concessionárias de veículos nas grandes cidades são cada vez maiores, para atender o cliente nos show roons, estocar os carros nos pátios e fazer o atendimento de pós venda com amplas oficinas. Isso aumenta o custo da empresas e praticamente inviabiliza o negócio quando se fala em regiões nobres, como Pacaembu, Jardins, Vila Nova Conceição, em São Paulo.

Para resolver esse problema e, ao mesmo tempo, oferecer uma opção mais moderna e adequada ao consumidor da era da internet, a Fiat criou a Concessionária Digital, cuja primeira unidade já funciona na avenida Pacaembu e outras 130 deverão estar funcionando durante o ano que vem.

A Concessionária Digital é na verdade um complemento da concessionária tradicional, que não deixará de existir. A Digital vai atender o público que circula em regiões adensadas de alto poder aquisitivo e pretende ser uma espécie de "vivência" do consumidor com a marca e os seus produtos. Contém três carros em exposição, a picape Toro, o Argo e o Cronos. As informações dos carros são obtidas num totem digital ao lado de cada veículo, em autoatendimento, mas com alternativa de ter o apoio de um especialista, mas a arquitetura física e de informação permite o autoatendimento. O usuário escolhe o carro, a motorização, detalhes de acabamento e equipamentos de forma a finalizar ali mesmo a compra e receber o carro em casa no dia marcado. Antes disso, pode fazer o test drive acompanhado de um especialista.

"A tendência é que no futuro toda a compra seja feita de forma digital – disse Herlander Zola, diretor comercial da Fiat – até mesmo a aprovação do crédito e a aceitação do carro usado na troca, duas coisas que hoje ainda não se faz, pelo dificuldade de operação".

Zola lembra que de 60% a 70% das compras, atualmente, exigem parte de pagamento a prazo, portanto há a necessidade de negociação do financiamento, definição de prazos, taxas de juros etc. O carro usado também faz parte da maior parte dos negócios, entre 50% e 60%, uma operação ainda mais difícil de ser realizada de forma digital.

"Mas ambas as operações deverão ser feitas de forma remota em pouco tempo", avalia o diretor da Fiat, que prepara a rede de revendas da marca para tempos de mudanças rápidas e gigantescas no comportamento do consumidor.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Concessionária digital reduz custos e faz venda digital - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento