Topo

Início de ano fraco para os importados

Joel Leite

06/02/2019 14h05

O crescimento foi pífio (+2%) para um setor que quer vender 50 mil carros no ano, 33% a mais que em 2018

The new Volvo XC60

Com licenciamento de 2.474 unidades, o setor de importados registrou um crescimento de apenas 2% em relação a janeiro de 2018, índice bem inferior ao prognosticado pelos dirigentes para o aumento de vendas neste ano.

No final do ano passado, a Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, traçou uma meta de 50 mil unidades em 2019, o que significa um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Em relação a dezembro houve queda de 27%.
"Não foi um mês bom para o setor porque amargamos resultados negativos acima da média do mercado interno, que apresentou 190.752 unidades em janeiro, alta de 8,7%", disse José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

O dirigente, no entanto, tem a percepção de que a economia dá sinais de recuperação neste início de ano, por isso mantém estimativa de emplacar 50 mil unidades até dezembro.

"Pode parecer otimismo demais (três vezes mais do que expectativa do mercado total, que é de 11%), mas o setor tem uma demanda reprimida de 2018, ano em que o dólar flutuou mais próximo aos R$ 3,90", analisou Gandini.

A Kia foi a marca que mais vendeu, com 885 unidades (um crescimento de 43,9%).

Veja a lista das marcas de carros importados mais vendidas em janeiro: Kia, Volvo, Land Rover e Míni cresceram; a Suzuki teve queda de vendas.

Fabricantes
A produção de veículos das marcas com fábrica no Brasil filiadas à Abeifa foi de 1.969 unidades, alta de 27,7% em relação a janeiro de 2018 e queda de 19,2% m relação a dezembro. São fabricantes as marcas BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki.
A Caoa Chery foi a que mais vendeu, com 998 unidades.

Veja a lista das fabricantes no Brasil filiadas à Abeifa. Apenas a Caoa Crery cresceu em janeiro, e teve um aumento expressivo, de 151%. Todas as demais fabricantes apresentaram queda de vendas no mês.

Veja o ranking de vendas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Início de ano fraco para os importados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento