FCA + Renault seria a 3º do mundo
Joel Leite
27/05/2019 17h14
A fusão da FCA com a Renault, no cenário global está bem encaminhada. Da união poderá surgir o terceiro maior conglomerado do setor automobilístico no mundo, com vendas de 8,7 milhões de veículos, atrás da Volkswagen e da Toyota, que estão em torno de 10 milhões de carros por ano cada uma.
E somando os atuais parceiros da Aliança Renault: Nissan e Mitsubishi, o volume subiria para 15 milhões de carros por ano.
A proposta da FCA é dividir a nova empresa com grupo francês em partes iguais: 50-50%.
Os dirigentes da FCA estimam também que a nova empresa seria líder mundial em veículos elétricos, marcas premium, utilitários esportivos picapes e comerciais leves.
A união vai fortalecer a tomada de decisões ousadas para aproveitar as oportunidades criadas pela indústria automotiva em áreas como conectividade, eletrificação e direção autônoma.
A combinação criaria um portfólio de marcas e modelos que permitiria atender todos os nichos de mercado, desde o segmento de entrada até luxuosos e esportivos.
Geograficamente as duas montadoras também se complementam. A Renault é forte na Europa, Rússia, África e Oriente Médio, enquanto a FCA é grande na América do Norte e é líder na América Latina.
Pelo comunicado da FCA, a união não causaria o fechamento de fábricas.
Mas nada garante que isso não possa ocorrer, até porque, normalmente essas fusões visam reduzir custos e aumentar a lucratividade dos acionistas.
Joel Silveira Leite
Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.
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