Topo

Goiás libera extração de amianto

Joel Leite

23/07/2019 17h15

 

Inalado, produto (proibido em 60 países) pode provocar câncer de pulmão 

A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás aprovou uma lei autorizando a extração e o beneficiamento do amianto crisotila no Estado, para fins de exportação.

Desde 2017 a extração e a venda do amianto são proibidas no Brasil e em outros 60 países. A inalação do produto pode causar riscos à saúde e provocar o câncer de pulmão. O material é também associado a tumores de pulmão, ovário e laringe.

Os mais atingidos pela doença são trabalhadores da indústria do amianto, mas toda a população está exposta ao problema.

O amianto é usado predominantemente na fabricação de telha e de caixa d'água; na indústria automobilística ele é proibido, tanto para a produção de pastilhas de freio quanto na embreagem. Mas certamente ainda existem em operação pastilhas antigas feitas de amianto, liberando resíduos a cada freada na atmosfera.

A decisão do Estado de Goiás foi contestada pela  Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), que ingressou na semana passada com uma ação no Supremo Tribunal Federal contestando a validade e pedindo a suspensão imediata da medida.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Goiás libera extração de amianto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.


O Mundo em Movimento